Liderança
Tese: Liderança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AlexandrinaNobre • 20/5/2014 • Tese • 5.815 Palavras (24 Páginas) • 475 Visualizações
Liderança
Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objectivos da equipe e da organização.
Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou actividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.
Liderança é o processo de influenciar pessoas no sentido de que ajam em prol dos objetivos da instituição. É a capacidade de levar alguém a cooperar espontaneamente. Quando o gerente não tem liderança, o funcionário adota a estratégia de fingir que faz ou que obedece e faz o mínimo necessário para não perder o emprego.
Apresentam‐se, em seguida, outras definições encontradas, referentes ao conceito de Liderança:
• É o papel que se define pela frequência com que uma pessoa influencia ou dirige o comportamento de outros membros do grupo (McDavid e Herrara, s/d);
• É a capacidade para promover a acção coordenada, com vista ao alcance dos objectivos organizacionais (Gomes e colabs., 2000);
• É um fenómeno de influência interpessoal exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana, com vista à comunicação de determinados objectivos (Fachada, 1998);
• É um processo de influência e de desempenho de uma função grupal orientada para a consecução de resultados, aceites pelos membros dos grupos. Liderara é pilotar a equipa, o grupo, a reunião; é prever, decidir, organizar (Parreira, 2000);
• É a capacidade de influenciar pessoas para que se envolvam voluntariamente em
tarefas para a concretização de objectivos comuns.
Papel do lider
O papel do líder é ajudar pessoas a realizar o que são capazes de fazer, formular uma visão para o futuro, encorajar, treinar, ensinar, estabelecer e manter relacionamentos bem sucedidos. Para liderar deve-se ter uma boa comunicação, habilidade nos contatos interpessoais, capacidade de treinar e formar equipes afinadas. As pessoas que trabalham juntas podem realizar coisas incríveis. As ideias, a criatividade e o trabalho em grupo terão que ser comandados por um líder forte que focalize a sinergia de seus liderados.
O líder tem que dar inspiração, influenciar as pessoas a juntar-se a ele em um propósito, em uma visão e em valores. O propósito estabelece o destino, a visão é para ver onde está indo e os valores são para guiar em direcção a um futuro de sucesso sustentável em longo prazo.
A liderança, uma característica da personalidade.
A personalidade foi considerada por diversos autores como a raiz da capacidade de liderança. Segundo Stark, a força da personalidade pode assumir a forma de carisma. Através desta perspectiva entramos no âmbito da teoria dos traços da liderança. Esta teoria é encarada como intrisicamente individual.
Para um indivíduo ser caracterizado como líder, é necessário que este tenha um conjunto de características, que lhe estejam associadas desde a mais primitiva formação da personalidade. Estas capacidades tendem a manifestarem ao longo da vida sempre que lhe é necessário.
Ghiselli e stogdill defendem uma característica da personalidade sendo ela os traços caracterizada por: inteligência, influência verbal, adaptabilidade, assertividade, ascendência, extroversão, equilíbrio emocional, autoconfiança e sociabilidade.
Segundo Ferman, os líderes caracterizam-se como: activos, perspicazes, rápidos e jogadores. Noutra perspectiva, Bavelas defende que a intuição, o controlo emocional e a coragem são características de um líder.
A liderança foi compreendida como uma característica de personalidade, como meio de alcançar os objectivos como forma de incutir a obediência ou como uma combinação de diversificados elementos. O autor Jago referiu que a liderança é equivalente a um exercício de uma influência não coerciva, com o objectivo de coordenar os elementos de um grupo organizado. Já Bass defende que a interacção entre dois ou mais elementos do grupo pode estruturar ou reestruturar a situação e expectativas dos membros o que leva a liderança.
O líder de qualidade
O líder de qualidade requer a existência de valores e características pessoais. Podemos encontrar algumas distinções entre liderança e gestão:
Liderança
• Decisões certas reveladoras de novas ordens no caos aparente
• Influencia que guia e orienta
• Estratégias globais para atingir os objectivos fundamentais
Gestão
• Decisões idênticas para situações semelhantes
• Controlo activo dos trabalhos correntes
• Melhorar os produtos com a ajuda de tecnologias
Conclui-se que a liderança tem eficiência a longo prazo, por sua vez, a gestão tem eficiência no curto e médio prazo. Assim, devem gerir-se tarefas chefiando a sua execução. Contudo, no que se refere as pessoas a liderança está sempre presente.
Diferenças entre Liderança e Dominação
Muitos autores fazem uma diferenciação entre chefe e líder, outros compram gerente e líder, há ainda os que chamam de patrão e líder. Para Gibb (apud Penteado 1981) há uma distinção muito clara entre liderança e dominação.
1 - A Dominação é mantida através de um sistema organizado e não por um reconhecimento espontâneo.
2 - O objetivo do grupo é escolhido pelo chefe, de acordo com os interesses dele, chefe, sem ser determinado pelo próprio grupo.
3 - Na Dominação há pouco ou nenhum sentimento de participação na consecução dos objetivos.
4 - Nas relações de Dominação há um abismo entre
...