Ligas Nao Ferrosa (Zinco)
Pesquisas Acadêmicas: Ligas Nao Ferrosa (Zinco). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: georgepenalva • 23/11/2013 • 1.225 Palavras (5 Páginas) • 543 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - IFPE
CAMPUS REICFE
TRABALHO DE LIGAS NÃO FERROSA
(ZINCO)
George Penalva
Thiago da Silva Santos
Luan Severino Barbosa
PROF:Lídice Gonçalves
RECIFE - PE
11/2013
George Penalva
Thiago da Silva Santos
Luan Severino Barbosa
TRABALHO AVALIATIVO - II UNIDADE
RECIFE - PE
11/2013
Sumario
Introdução
(Apresentação)................................................................................................... 4
Características e propriedades........................................................................... 5
Processo para Obtenção.................................................................................... 6
Principais Ligas .................................................................................................. 7
Aplicações ......................................................................................................... 9
Bibliografia ....................................................................................................... 10
Introdução (Apresentação Zinco)
O zinco é um elemento químico de símbolo Zn, número atômico 30 tem massa atômica 65,4 Una.
As ligas metálicas de zinco têm sido utilizadas durante séculos - peças de latão datadas de 1000-1400 a.C. foram encontrados na Palestina , e outros objetos com até 87% de zinco foram achados na antiga região da Transilvânia. A constatação da primeira mistura de zinco e cobre está numa jóia encontrada em Rodes e que data de 500 a.C. O zinco era apropriado, especialmente, para ligas com outros metais, por isso utilizou-se pela primeira vez como componente na fabricação de moedas.
A principal aplicação do zinco - cerca de 50% do consumo anual - é na galvanização do aço ou ferro para protegê-los da corrosão o zinco é utilizado como metal de sacrifício ( metal sacrificio é qualquer metal utilizado em estruturas submetidas a ambientes oxidantes, com o objetivo de ser oxidado em seu lugar. Esse metal deve possuir menor poder de redução do que o material utilizado na estrutura, para que possa ser "sacrificado" e protegê-la). Ele também pode ser usado em protetores solares, em forma de óxido, pois tem a capacidade de barrar a radiação solar.
O zinco é um elemento químico essencial para a vida: intervém no metabolismo de proteínas e ácidos nucleicos, estimula a atividade de mais de 100 enzimas, colabora no bom funcionamento do sistema imunológico, é necessário para cicatrização dos ferimentos, intervém nas percepções do sabor e olfato e na síntese do ADN. Foi descoberto pelo alemão Andreas Sigismund Marggraf em 1746.
Características e Propriedades
Características:
O zinco é um metal, às vezes classificado como metal de transição ainda que estritamente não seja, apresenta semelhanças com o magnésio e o berílio além dos metais do seu grupo. Este elemento é pouco abundante na crosta terrestre, porém pode ser obtido com facilidade.
É um metal de coloração branca azulada que arde no ar com chama verde azulada. O ar seco não o ataca, porém, na presença de umidade, forma uma capa superficial de óxido ou carbonato básico que isola o metal e o protege da corrosão.
O metal apresenta uma grande resistência à deformação plástica a frio que diminui com o aquecimento, obrigando a laminá-lo acima dos 100 °C.
Propriedades:
É um metal branco-azulado, de baixo ponto de fusão, com boa fusibilidade e pode ser facilmente deformado a frio ou a quente. É razoável condutor de eletricidade e queima no ar com uma chama vermelha, emitindo fumaça branca do óxido formado.
Grandeza Valor Unidade
Massa específica do sólido 7140 kg/m3
Ponto de fusão 419,5 °C
Calor de fusão 7,32 kJ/mol
Ponto de ebulição 907 °C
Calor de vaporização 119 kJ/mol
Eletronegatividade 1,65 Pauling
Estados de oxidação +2
Resistividade elétrica 5,9 10-8 W m
Condutividade térmico 116 W/(m°C)
Calor específico 388 J/(kg°C)
Coeficiente de expansão térmica 3,02 10-5 (1/°C)
Coeficiente de Poisson 0,25
Módulo de elasticidade 108 GPa
Estrutura cristalina hexagonal
O zinco é empregado na fabricação de ligas metálicas como o latão e o bronze, além de ser utilizado na produção de telhas e calhas residenciais. O zinco é, ainda, utilizado como metal de sacrifício para preservar o ferro da corrosão em algumas estruturas, na produção de pilhas secas e como pigmento em tinta
...