TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lipídeos - Obtenção De Triacilglicerois

Trabalho Escolar: Lipídeos - Obtenção De Triacilglicerois. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  1.044 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO E OBJETIVO

O experimento “Obtenção de Triacilgliceróis” foi obtido do composto Trimiristina (Fig. 1) a partir da noz moscada.

Figura 1: Fórmula química da Trimiristina.

O composto estudado é um Lipídeo, grupo vasto de compostos orgânicos, do qual fazem parte as gorduras, as ceras e óleos. Suas propriedades básicas caracterizam-se pela insolubilidade em água (composto polar), solubilidade em solventes orgânicos (os apolares) e sua grande utilização pelos organismos vivos.

Os lipídeos formam um grupo de compostos muito importantes para a dieta e alimentação humana, pois podem alterar significativamente a qualidade dos alimentos, tal qual sua textura, cor e odor. Na questão da qualidade, os lipídeos são uma grande fonte de energia metabólica, fornecendo vários ácidos essenciais e vitaminas. Alguns lipídeos não podem ser sintetizados pelo homem, de modo que é preciso alimentar-se de certos tipos de vegetais, nozes, sementes, soja, entre outros, para obtenção desses compostos. Outro exemplo é o triacilglicerol.

Figura 2: Fórmula geral do Triacilglicerol.

Triacigliceróis (Fig. 2) são conhecidos mais popularmente como óleos ou gorduras, produzidos e armazenados nos organismos vivos para fim de reserva alimentar. Quanto à sua composição, é formado basicamente por três ácidos graxos e uma molécula de glicerol, cujas três hidroxilas ligam-se aos radicais carboxílicos dos ácidos graxos. Tem como característica química principal serem apolares, pois suas regiões polares (hidroxilas) desaparecem após sua reação de formação (Fig. 3), tornando-se insolúveis em água e solúveis apenas em solventes orgânicos. Podem se hidrolisar em meio alcalino, formando sais de ácidos graxos e sabões (saponificação). Um exemplo importante de Triacilglicerol, com os três ácidos graxos, que lhe formaram, iguais é a Trimiristina.

Figura 3: Reação de formação dos Triacilgliceróis.

A Trimiristina (Fig. 1) é um composto, entre outros, que faz parte da gordura da Noz Moscada. Desta noz, 33% da sua composição química é gordura, da qual, 55% é Trimiristina. O consumo excessivo da noz pode ter efeitos tóxicos ao ser humano.

A noz moscada é uma semente natural da Índia Oriental. Rica em hidrocarbonatos possui uma substância alucinógena, o que a torna tóxica quando consumida em grandes quantidades, principalmente na forma de chás.

No Brasil, a moscadeira, encontra-se no Sul da Bahia, sua composição química é bastante variável, a maior parte, entre 30 e 40%, é de material graxo, o componente principal da noz moscada é um lipídio. O constituinte majoritário das gorduras é a trimiristina, um triacilglicerol (lipídio saponificável), de cuja hidrólise se obtém ácido mirístico (ácido graxo saturado, C14H28O2), que pode ser utilizado como substituto da manteiga de cacau.

O objetivo do experimento realizado era extrair e purificar a trimiristina na noz moscada e conseguinte observar a reação de caracterização de insaturação de óleos.

MATERIAIS UTILIZADOS E MÉTODOS

• Etiquetas

• Tubos de ensaio

• Bastão de vidro

• Balão de destilação de 125 mL

• Condensador de refluxo

• Noz moscada ralada

• Hexano

• Papel filtro

• Cacos de porcelana

• Manta de aquecimento

• Erlenmeyer de 125 mL

• Béquer de 80 mL

• Acetona

• Gelo

• Bastão de vidro

• Vidro relógio

Utilizou-se um balão de destilação de 125 mL, um condensador de refluxo (Figura 2.1), 5g de noz moscada ralada, 50 mL de hexano, papel filtro, cacos de porcelana, manta de aquecimento, erlenmeyer de 125 mL, béquer de 80 mL, acetona, gelo, bastão de vidro, vidro relógio devidamente etiquetado com a data do experimento, nome dos alunos e composto obtido.

Primeiramente, em um balão de destilação de 125 mL equipado com condensador de refluxo, adicionou-se 5g de noz moscada ralada, 50 mL de hexano, aqueceu-se em uma manta de aquecimento ate sua ebulição. Após 15 minutos sob refluxo, filtrou-se a suspensão e papel filtro pregueado e recolheu-se o filtrado em balão de 125 mL, adicionou-se duas vezes 5 mL de hexano ao filtrado para remover parte da trimiristina contida no resíduo e filtrou-se.

Em seguida, colocou-se cacos de porcelana no balão de 125 mL, adaptou-se o balão com conexão para destilação simples, condensador e manta de aquecimento, destilando-se o solvente e recolhendo-se o destilado hexano em um erlenmeyer. Após destilar-se todo o hexano, desconectou-se o condensador e adaptador de destilação, aqueceu-se mais 2 minutos e removeu-se o máximo de solvente. Posteriormente, resfriou-se o balão em água de torneira e observou-se a formação de sólido. Adicionou-se 25 mL de acetona ao balão e aqueceu-se em manta de aquecimento para solubilizar-se o sólido. Logo, transferiu-se o liquido quente para um béquer de 80 mL, cuidando-se para não transferir os cacos de porcelana, adicionou-se mais 10 mL de acetona ao balão removendo-se o restante da trimiristina, aqueceu-se e transferiu-se para um béquer (Figura 2.2).

Imediatamente, resfriou-se em banho de gelo, agitou-se o líquido com bastão de vidro por cinco minutos e filtrou-se em papel filtro pregueado previamente pesado, adicionou-se 5 mL de acetona ao béquer e filtrou-se novamente para a remoção da trimiristina do béquer. Por fim, deixou-se secar a temperatura ambiente em um vidro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com