MONOGRAFIA- Os Impactos Da MonoCultura De Soja No Solo
Artigos Científicos: MONOGRAFIA- Os Impactos Da MonoCultura De Soja No Solo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: DouglasRleandro • 10/10/2013 • 4.776 Palavras (20 Páginas) • 763 Visualizações
DOUGLAS RIBEIRO LEANDRO
OS IMPACTOS SÓCIO-ECONÔMICOS E AMBIENTAIS DA MONOCULTURA DE SOJA.
VILA BELA DA SANTÍSSIMA TRINDADE/MT
2011/2012.
DOUGLAS RIBEIRO LEANDRO
OS IMPACTOS SÓCIO-ECONÔMICOS E AMBIENTAIS DA MONOCULTURA DE SOJA.
VILA BELA DA SANTÍSSIMA TRINDADE/MT
2011/2012
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho aos Orientadores Epaminondas, Vandinelma e ao primeiro professor que tivemos de agroecologia Lauro de Oliveira Moraes, pela grande paciência, pelo carinho que tiveram conosco, mesmo que em certas ocasiões, onde o estresse tenha falado um pouco alto, pela grande amizade que foi construída em um ano e meio e por ter exigido sempre não menos que o melhor de mim, com suas crítcas construtivas.
Aos meus avós Silvio Leandro, Marta Amorim Leandro e Dalva de Oliveira Ribeiro, que desde o início do curso muito me apoiaram, dando conselhos e em muitas vezes repreendendo-me, por certas coisas que eu merecia. E agradeço muito a ajuda financeira na compra de apostilas e etc.
Aos meus pais Roberto Amorim Leandro e Marileide de Oliveira Ribeiro e tios, que também me ajudaram muito na aquisição de apostilas. Pelas críticas, pois me fizeram ter a certeza de que eu iria vencer todas as barreiras que iram se levantar neste período de curso, e que me ajudaram a sempre exigir, o melhor de mim.
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente ao meu senhor todo poderoso Deus, por ter me dado forças e ter aberto o meu entendimento para esse curso. Pela grande misericórdia que teve comigo, pois sempre que clamava, ouvia a minha voz e atendia ao meu pedido, com profundo amor, em nome do senhor Jesus. E dou graças ao meu Deus por hoje estar me graduando, não tenho palavras para descrever o que sinto.
Agradeço á toda minha família pelo amor, carinho e incentivo que me deram.
As pessoas que além de professores, passaram a ser melhores amigos, pessoas que, ao lembrar de que terei que dizer adeus, meu coração dói, apesar de termos ficado, apenas um ano e meio juntos. Muito aprendi, não só na parte letiva, mas também em questões da vida, pois aprendi que a vida não é totalmente como queremos. Vandinelma de Oliveira Vieira, Epaminondas Matos Magalhães, e Lauro de Oliveira Moraes, vocês estarão sempre em minha lembrança de Bons tempos.
Vandinelma em momentos, digamos, difíceis tem me ajudado muito, por este motivo és minha grande amiga.
Solo Triste
Se te sentes tão fraquinho
Pensando em desanimar
Pede ao homem consciência
E em tudo melhorar
Salvar os teus nutrientes
Que estão tentando levar.
Solo que nos dá fartura
Põe na mesa o alimento
Pra tanta gente fartar
Exiges conhecimento
Do homem que traga a terra
Deixando-a no esquecimento.
Pedes para a natureza
Ser compassiva contigo
E que ensine ao próprio homem
A não ser seu inimigo
Tira de ti, seu sustento
Mais é um ser pervertido.
Solo do agreste sertão
Castigado pela seca
Espera a chuva já vem
Muito em breve não te esqueças
Os botõezinhos em flor
Brotarão, não te esmoreças.
Faz brotar a erva daninha
Também os lírios do campo
Cobre a relva e toda a terra
Com resplendor e encanto
Se o homem não te cuidar
Em breve virá seu pranto.
Goretti Albuquerque.
RESUMO
O trabalho aqui apresentado procura relatar de uma forma clara os impactos que a monocultura de soja traz ao meio ambiente, inclusive ao solo. Pois esse tipo de produção facilita muito o uso de certos insumos que são prejudiciais á saúde humana, animal e ambiental.
Palavras Chave: Soja, Monocultura, Impactos, Insumos e Solo.
ABSTRACT
The work presented here attempts to present a clearly impacts that monoculture soybeanbrings to the environment, including soil. For this type of production greatly facilitates the use of certain inputs that are harmful to health, animal and human environment.
Keywords: Soy, Monoculture, Impact, Imputs and Soil.
ÍNDICE
...