Medidas De Volume De Liquidos
Casos: Medidas De Volume De Liquidos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: helenyoshida • 17/9/2014 • 913 Palavras (4 Páginas) • 333 Visualizações
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
MEDIDA DE VOLUME DE LÍQUIDOS
Alek Consoline Bemvinda
Helen Narumi Yoshida
Lucas Renol Conti Fraga
Professor: Rodrigo Ruschel Nunes
SÃO PAULO, 04 DE SETEMBRO DE 2014.
INTRODUÇÃO
No laboratório será utilizado vários tipos de medidas sendo de volume ou massa, é necessário que haja a habilidade de identificar as medidas e os instrumentos de medidas, tendo também a necessidade de saber utilizar o instrumento de medida correto para que não sejam cometidos erros. A eficiência da manipulação dos recipientes volumétricos, bem como de qualquer aparelho ou peça de laboratório, também depende, fundamentalmente, dos procedimentos de limpeza, para que não haja alteração nos reagentes. A precisão das medidas depende também da leitura correta, onde o reagente formará um menisco na superfície, sendo que a parte inferior do mesmo deve atingir a marca.
Este relatório tem como objetivo catalogar as etapas percorridas para conclusão do experimento realizado no dia quatro de setembro de 2014, sob a supervisão do prof Rodrigo Ruschel Nunes. O experimento tem o objetivo comprovar a imprecisão de medição do copo de Becker e do cilindro graduado (proveta), além de transmitir conhecimento básico para realização de medições de liquidos em laboratório.
OBJETIVO
O objetivo do experimento foi confirmar a precisão dos medidores utilizados nesse experimento tais como pipetas, buretas e balões volumétricos e compará-los com medidores não precisos como o Becker e a proveta.
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais:
• Pipeta graduada
• Pipeta volumétrica
• Bureta
• Proveta
• Becker
• Erlenmeyer
• Pera pipetadora
• Pisseta
• Rolhas
Reagentes:
• Água Destilada
Procedimentos:
1. Primeiramente, foram enumerados os erlenmeyers por 1, 2, ou 3. Em seguida, os mesmos foram pesados com a rolha e foi anotado o peso de cada um.
2. Encheu-se a bureta com água destilada, com auxilio da pisseta, até o topo e foi aberto o escoamento, até a parte inferior do menisco atingir a marca de 25 ml, para uma leitura correta e precisa. Em seguida, foi transferido o reagente para o erlenmeyer de número 1, e pesou-se novamente com a rolha.
3. Colocou-se água destilada em um Becker, e foi introduzido a ponta da pipeta volumétrica, assim, com a ajuda de um pipetador, foi feita a sucção do reagente, até a parte inferior do menisco atingir a marca desejada de 25 ml. Em seguida, o reagente foi transferido para o e erlenmeyer de número 2, e pesou-se novamente com a rolha.
4. Para a medição com a pipeta graduada, encheu-se o Becker novamente com água destilada, e foi introduzido a ponta da pipeta e com a ajuda do pipetador, foi feita a sucção e quando a parte inferior do menisco ultrapassou a marca, foi possível descartar o reagente apenas pressionando um “botão” na lateral denominado “E”, até o mesmo atingir a marca de 25 ml. Em seguida, foi transferido o reagente para o erlenmeyer de número 3, e pesou-se novamente com a rolha.
5. Em seguida, encheu-se o Becker e a proveta até a marca de 25 ml, e foi adicionado nos erlenmeyers 1 e 3 respectivamente. Pesou-se novamente com as rolhas.
6. Para determinar e comparar a precisão das medidas volumétricas, repetiu-se o processo para encher a bureta, até a marca de 25ml. Em seguida, foi colocada a proveta sob a bureta e foi despejado o reagente na proveta até atingir exatamente a marca de 25ml. Notou-se que restou reagente ainda na bureta, e foi anotado a quantidade restante.
7. Em seguida, completou-se o volume da bureta até a marca
...