Mercado De Capitais
Artigos Científicos: Mercado De Capitais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 300990 • 1/5/2014 • 358 Palavras (2 Páginas) • 390 Visualizações
Subsistema Normativo: Conselho Monetario Nacional – orgão normativo não desenpenha nenhuma atividade executiva. Tem a função de formular a politica monetaria e de credito, fixa as diretrizes da politica fiscal. E composto pelos ministros da fazenda e do planejamento e pelo presidente do BACEN.
Subsitema de Intermediação: É representado pelas entidades que transferem recursos dos agentes superavitarios para os agentes deficitarios. Composto por instituições bancárias e não bancárias
Importância do mercado de capitais para o desenvolvimento economico: É um grande nuniciador de recursos na economia, favorece o fluxo de recursos dos poupadores para o setor produtivo, suprir as necessidades de investimento dos agentes econômicos. Contempla operações financeiras de médio e longo prazos e com operações com ações por prazo indeterminado.
Subdivisões do mercado financeiro:
Mercado Monetario: envolve as operações de curto e curtíssimos prazos, proporcionando um controle ágil e rápido da liquidez da economina e das taxas de juros básicas.
Mercado de Crédito: Engloba as operações de financiamentos de curto e médio prazos, direncionadas aos ativos permanentes e capital de giro das empresas.
Mercado de Capitais: Operações financeiras de médio e longo prazo, e de prazo indeterminado com as operações com ações.
Mercado Cambial: Inclui as operações de conversão (troca) de moeda de um pais pela de outro, necessidade da prática do comércio internacional.
Diferença do mercado de ações primarios e secundarios:
Primárias: Ações constituem-se em títulos representativos da menor fração do capital social de uma empresa. ( Ordinárias (direito de voto) e Preferenciais(não atribuem o direito ao voto))
Secundárias: Registra unicamente a transferencia de proprieda dos titulos e valores mobiliarios, nãcccco determinando variações diretas sobre os fluxos de recursos das sociedades emitentes. Ocorre principalmente na Bolsa de Valores.
Operação de desdobramento (SPLIT): Cada ação é desdobrada em duas ou mais ações novas, para dar maior liquidez.
O que é risco: O investimento em ações envolve assumir certo grau de risco com relação às oscilações de mercado.
Risco da empresa: associado às decisões financeiras
Risco econômico: inerente à própria atividade da empresa e às caracteristicas do mercado em que opera.
Risco Financeiro: Reflete o risco associado ao endividamento da empresa
Risco de Mercado: Variações imprevistas no comportamento do mercado, mudanças ocorridas na economia.
Tipos de Ações: Ordinárias e preferenciais.
...