Metalografia
Artigos Científicos: Metalografia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hallankfm • 15/4/2014 • 2.459 Palavras (10 Páginas) • 1.581 Visualizações
Universidade Paulista
Engenharia Mecânica 6º Semestre
Relatório Materiais de construção mecânica aplicada
Metalografia
Nome: Diego Suguiuti RA: A421343
Gabriel Madeira Budin RA: A7621D-0
Gleicyane Genova RA: A7514i-0
Leandro RA: A76317-1
Paulo Eduardo Malatesta RA: A81261-0
Prof. Tiago Felipe
Turma:
EM6R12
Campinas 2013
Resumo
1. Introdução
1.1 Metalografia
2. Materiais e Metodos
2.1 Material utilizado
2.2 Corte
2.3 Embutimento à quente
2.4 Lixamento úmido
2.5 Polimento mecânico
2.6 Reação química
2.7 Análise microscópica
3. Resultados e Discussão
3.1 Dados
3.2 Tabelas e Gráficos
4. Conclusões do experimento
5. Referências bibliográficas
Introdução
O experimento envolveu todo um acompanhamento das etapas envolvidas no preparo de corpos de provas para ensaios metalográficos. Análise superficial microscópica de materiais.
A metalografia microscópica (ou micrografia de metais) estuda os produtos metalúrgicos, com o auxilio do microscópio, visando à determinação de seus constituintes e de sua textura. Este estudo é feito em superfícies previamente polidas e em geral atacadas por um reativo adequado. A imagem obtida no microscópio da superfície da amostra previamente atacada é chamada de micrografia ou macrografia, dependendo do aumento.
Hoje em dia a metalografia já é considerada uma das análises mais importantes para garantir a qualidade dos materiais no processo de fabricação e também para a realização de estudos na formação de novas ligas de materiais.
Esta prática se torna complexa, pois os materiais apresentam diferentes morfologias dependendo dos tratamentos térmicos aplicados e também da composição química empregada.
Materiais e Métodos
Aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variáveis entre 0,008 e 2,11%. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2,11% e 6,67%.
O campo de estabilidade das distintas fases do aço em funçao da tempertura e da porcentagem de carbono é representado mediante curvas de esfriamento em condicões de equilíbrio, isto é, diagrama Fe-C. As principais fases que se identificam neste diagrama são: ferrita, perlita, cementita e austenita. A ferrita é o ferro quase puro que apresenta estrutura cúbica de corpo centrado. Dissolve somente em 0.008% de carbono a temperatura ambiente e um máximo de 0.02%C a 723 C. É pouco dura, pouco resistente, mas muito dúctil. A perlita tem estrutura formada por finas lamelas de ferrita e cementita. É constituída com 0.8% de carbono. Ela se forma a 723 C quando se esfria. Apresenta média dureza, média resistência e alta ductibilidade. A cementita é constituída pelo carboneto de ferro (Fe3C), com 6,67 % de carbono, é muito dura e muito resistente, mas quebradiça e de baixa ductibilidade. A austenita é uma solução sólida de cementita em ferro e apresenta uma estrutura cúbica de fase centrada. Tem capacidade de dissolver carbono intersticialmente até um máximo de 2% a 1129 C. É muito resistente, tenaz e dúctil.
Conforme análise no microscópio (figura 6) e possível identificar os contornos de grãos da liga, entre um grão e outro se encontra os interstícios onde se encontra o carbono, e diferentes colorações que representam as estruturas do aço em análise, são elas:
Cementita / Ferrita- Ferro- Bolhas
- Escura: indica a presença de Cementita (Carboneto de ferro Fe3C).
- Branco: indica a presença de Ferrita, composta por ferro e baixíssimo teor de carbono.
- Claro: indica a presença de Ferro.
-Preto: indica a presença de incrustação ou bolhas (oxigênio) que são formadas durante o processo de fabricação da liga.
Nota-se também que na micro-estrutura da liga é possível observar que o os grãos estão todos alinhados, na mesma direção e orientação.
Figura 1: Material utilizado para o estudo de metalografia de aços SAE.
Corte:
Cortar o corpo de prova do tamanho e formato desejado. O tamanho do corpo de prova deve ser mantido dentro dos limites razoáveis ( 1 a 2,5 cm para o lado do quadrado
...