Mitose E Meiose
Monografias: Mitose E Meiose. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: profissional • 7/10/2013 • 1.219 Palavras (5 Páginas) • 2.944 Visualizações
ALUNO: LUCAS LOURRAN Nº23
PROFESSOR: LUCIVAN
TURMA: REDES DE COMPUTADORES I
TRABALHO DE BIOLOGIA
DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE
RUSSAS
SETEMBRO DE 2013
LUCAS LOURRAN DE LIMA
TRABALHO DE BIOLOGIA
DIVISÃO CELULALAR: MITOSE E MEIOSE.
No mundo celular, dividir é sinônimo de duplicar,
pois quando se dividem, as células se duplicam.
Neste trabalho discutiremos
a importância da divisão celular,
para o organismo e para a sobrevivência
das espécies.
PROFESSOR: LUCIVAN
RUSSAS
OUTUBRO DE 2013
SUMARIO
INTRODUÇÃO
A IMPORTÂNCIA DA DIVISÃO CELULAR
OBJETIVOS GERAIS E ESPECIFICOS
JUSTIFICATIVA
METODOLOGIA
MITOSE E MEIOSE
CONCLUSÃO
ANEXOS
REFÊRENCIAS BILIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
A maioria de nossas células é substituída várias vezes durante a vida. Assim, de certa maneira, o nosso corpo é continuamente reconstruído enquanto vivemos. Isso ocorre porque as células se duplicam pelo processo de mitose. Já na meiose, os cromossomos homólogos emparelham-se e trocam pedaços; essa é a essência do processo sexual. Neste trabalho, tentarei também apresentar de maneira eficiente a importância das células e de seus processos em nosso corpo.
A IMPORTÂNCIA DA DIVISÃO CELULAR
O fato de as células serem os nossos primeiros sinais de vida na Terra, já é um bom motivo para destacar sua importância em nossa vida e desde os primórdios dos tempos. Os processos celulares, como a mitose e meiose estão entre os principais do nosso corpo. Mas, qual seria o valor dessa importância? Estudaremos esse caso a seguir.
OBJETIVOS GERAIS E ESPECIFICOS
Nosso organismo está sempre realizando divisões celulares. Há dois tipos de divisão celular, a mitose e a meiose, e nós realizamos tanto uma quanto outra, mas em situações diferentes. Para o estudante, é importante saber distinguir cada uma delas: mitose ou meiose? Eis a divisão, digo, a questão... Vamos ver quando e como realizamos cada uma delas. Venho por meio de este trabalho tentar explicar os principais processos celulares do nosso organismo. Vamos diferenciar os dois processos e colocar sua principal importância. Compreender a divisão celular, através da aproximação do conteúdo com o dia-a-dia dos alunos, percebendo as diferenças entre Mitose e Meiose e ainda relacionar cada fase aos seus respectivos acontecimentos; .
JUSTIFICATIVA
Então, sobre Divisão Celular, , não tenham dificuldades em compreender o conteúdo de divisão celular já que isso ocorre frequentemente com os educandos deste ano escolar, que eles tenham facilidade e interesse em aprender, pois, trata-se de um conteúdo muito requisitado em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
METODOLOGIA
Segundo minhas pesquisas, pude perceber que de certo modo a divisão celular pode ser explicada da seguinte forma. É bom ressaltar que as fontes foram realmente confiáveis com pessoas renomadas no assunto. Como a bióloga Cristina Agnelli Braun Seixas.
MITOSE E MEIOSE
Ciclo Celular
O ciclo celular é o conjunto de fenômenos que ocorre numa célula viva durante um período entre divisões dessa célula, ou seja, num período de reprodução a reprodução.
As fases do ciclo celular são:
1. Intérfase: A intérfase é o período de maior metabolismo celular, quando ocorre a síntese e a duplicação do DNA e de todas as outras substâncias e estruturas da célula. Está subdividida, respectivamente, em:
1.1. Período G1: é o período de produção de enzimas, proteínas e consequentemente, síntese de RNA. Nesse período a célula aumenta de tamanho.
1.2. Período S: período em que ocorre a síntese e produção do DNA.
1.3. Período G2: assemelha-se ao período G1, porém, neste período o DNA está duplicado.
2. Divisão Celular: É neste período em que ocorre a mitose, pois, todas as estruturas para uma nova célula já estão duplicadas. Lembrando que a divisão celular pode ocorrer também por meiose.
Mitose
A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre desde o surgimento da primeira célula do bebê (célula-ovo ou zigoto) até a nossa morte. Quando ainda estamos sendo gerados, no útero materno, é necessário que ocorra a duplicação das células a fim de formar o novo ser. A partir daí nunca mais paramos de realizar mitoses.
Esse processo é de suma importância para continuarmos a nos desenvolver, a crescer, a repor as células perdidas, como, por exemplo, ao sofrermos uma lesão na pele, ou perdermos células sanguíneas (hemácias) a cada 120 dias, etc.
A
...