Monografia Sobre Pcns
Artigos Científicos: Monografia Sobre Pcns. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Anoleiga • 17/9/2014 • 2.343 Palavras (10 Páginas) • 703 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE EDUCAÇÃO
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA DO ESPÍRITO SANTO
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
SEQUENCIA DIDÁTICA
ESCOLA MUNICIPAL MARLENE RODRIGUES ÁVILA
Professoras: Anoleiga Verônica da Silva Bernardo Guisso.
Turma: 2º Ano
Turno: Vespertino
Tema de Ciências: A Água no Planeta
Tema de Português: Texto Oral
Tempo de duração: 10 Dias
Áreas Envolvidas: ( Língua Português e Ciências).
Conteúdos para atender necessidades da turma:
• Relacionar correspondências entre as letras e seu valor sonoro.
• Escrever palavras formadas por diferentes estruturas silábicas.
• Ler e compreender textos de diferentes gêneros.
• Produzir textos escritos.
Objetivos específicos:
• Reconhecer semelhança sonoras em rimas e sílabas.
• Identificar gêneros textuais e seus contextos de produção.
• Estabelecer sequência de palavras nos textos.
• Reconhecer que as silabas variam quanto as suas composições.
• Ler em voz alta e compreender o que foi lido, argumentando, sugerindo e respeitanto o tempo da fala.
• Reconhecer diferentes gêneros textuais.
Justificativa
Esta sequência didática partiu da necessidade que analisei em minha turma, utilizei os livros didático de Língua Portuguesa das Autoras: Angiolina Bragança e Isabella Carpaneda, e de Ciências da Editora: Lia Monguilhott Bezerra – PROJETO BURITI, Editora : Moderna , sendo que a escolha dos conteúdos foram a partir das dificuldades observadas com a turma. Também utilizei o livro do acervo do PNLD, a historinha da Joaninha que perdeu suas pintinhas, Autora : Ducarmo Paes e Ilustração de: Jefferson Pereira Galdino.
Desenvolvimento:
1º Momento:
Fazer uma roda com os alunos para que possam apresentar o tema. Depois fazer uma leitura oral da História – A Joaninha que perdeu suas pintinhas, falar sobre a autora e um pouquinho de sua biografia, e mostrar as ilustrações e quem as fez. Deixar as crianças observarem bem as ilustrações que compõem o texto.
Questionamentos:
1)Quem já viu uma joaninha?
2)Quais as cores que ela tem?
3) Com qual outro bicho ela se parece?
4) Ela é um inseto ou uma ave?
2º Momento:
Pedir que ao alunos fiquem em grupo e entregar o livro didático de Ciências e abrirem na página 56, Conhecendo os animais, fazer a leitura dos textos informativos, logo após explicar sobre o conteúdo lido e indagar se eles além daqueles animais ilustrados nesta página também sabem dar exemplos de outros que são aquáticos e terrestres.
3º Momento:
Ler o texto – A Joaninha de Isabel Finn do livro didático de Língua Portuguesa nas paginas 81, 82 e 83. Fazer as atividades de Interpretação do texto da pagina 83.
4º Momento:
Ler um texto informativo sobre as joaninhas e entregar para cada um este texto impresso.
TEXTO INFORMATIVO
As joaninhas são insetos pequenos e coloridos, muito admirados por sua beleza e, em muitas culturas, símbolos de boa sorte e farturas.
Os insetos da ordem Coleóptera possuem dois pares de asas. Um par é fino e membranoso e encontra-se sob o outro par de asas, chamadas de élitros, que são duras e resistentes. Os élitros da maioria das espécies de joaninhas possuem cores vibrantes, como amarelo, laranja e vermelho, com pequenos pontos pretos. Porém, algumas apresentam uma coloração escura e uniforme.
Estes insetos medem entre 0,3 mm e 10 mm de comprimento e possuem um par de antenas com função sensorial. As antenas são utilizadas na procura de alimentos, para localização espacial, procura por parceiros reprodutivos, entre outras funções. Para manter as antenas limpas, as joaninhas as esfregam com o primeiro par de patas, e, desta forma, removem resíduos que podem interferir em sua sensibilidade.
Como se protegem
As joaninhas se alimentam de pequenos insetos, ácaros, pólen e néctar. Apenas duas espécies se alimentam de tecidos vegetais. Por sua vez, as joaninhas são predadas por insetos maiores, algumas espécies de pássaros e anfíbios.
Para se proteger, elas contam com algumas estratégias.
A coloração vibrante pode atuar como uma forma de aviso ao predador sobre a sua impalatabilidade, ou seja, seu gosto ruim, ou sobre a sua toxicidade, evitando que o predador a ataque.
Outra forma de defesa utilizada por algumas espécies é o comportamento de deitar-se com o abdome para cima, seguido da liberação de um líquido com odor desagradável.
Dessa forma, a joaninha finge-se de morta e esquiva-se da atenção de seu predador.
As joaninhas são predadoras vorazes de pulgões, alimentando-se tanto da forma adulta quanto da larva.
Uma única joaninha pode comer mais de 50 pulgões por dia.
Por esse motivo, as joaninhas são frequentemente utilizadas para realizar o controle biológico desta praga em áreas de cultivo agrícola.
Com esse objetivo, centenas de joaninhas são introduzidas na plantação para que, ao se alimentarem dos pulgões, livrem as plantas desse parasita.
Reprodução
...