Métodos Gravimétricos
Projeto de pesquisa: Métodos Gravimétricos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lih_to • 22/12/2014 • Projeto de pesquisa • 639 Palavras (3 Páginas) • 220 Visualizações
INTRODUÇÃO
GRAVIMETRIA
A análise gravimétrica ou gravimetria baseia-se na transformação do componente a determinar num material de composição bem definida, isto é, o constituinte a dosear é separado dos outros constituintes da amostra, seguindo um processo conveniente e tratamento adequado (seco e/ ou calcinado) sendo depois determinada a massa do constituinte que se encontra sob a forma de uma substância de composição fixa e conhecida.
A gravimetria engloba uma variedade de técnicas, onde a maioria envolve a transformação do elemento ou composto a ser determinado num composto puro e estável e de Estequiometria definida, cuja massa é utilizada para determinar a quantidade do analito original.
Os métodos gravimétricos de análise baseiam-se em medidas de massa feitas com balança analítica, um instrumento que fornece dados exatos e precisos.
FORMAÇÃO DE PRECIPITADOS
Na gravimetria por precipitação, o analito é convertido a um precipitado pouco solúvel. Então esse precipitado é filtrado, lavado para a remoção de impurezas, convertido a um produto de composição conhecida por meio de um tratamento térmico adequado e pesado.
Vantagens:
Instrumentação simples, barata e fácil de manter.
A faixa de aplicação é o limite de sensibilidade da balança.
É um método absoluto.
Facilidade de execução e boa reprodutibilidade.
Desvantagens:
Sujeito a erros acumulativos.
Longo tempo de execução e várias etapas.
Pouca praticidade.
Necessidade de reagentes precipitantes determinados.
A exatidão dos resultados é limitada.
CRESCIMENTO DE PARTÍCULAS
O tamanho das partículas de sólidos formados por precipitados varia enormemente. Em um extremo estão as suspensões coloidais, cujas minúsculas partículas são invisíveis a olho nu. As partículas coloidais não apresentam tendência de decantar a partir de soluções e não são facilmente filtradas. No outro extremo estão as partículas com as dimensões da ordem de décimos de milímetros ou maiores. A suspensão temporária dessas partículas na fase líquida é chamada suspensão cristalina.
O tamanho da partícula do precipitado é influenciado por variáveis experimentais como a solubilidade do precipitado, a temperatura, as concentrações dos reagentes e a velocidade com que os reagentes são misturados. O efeito líquido dessas variáveis pode ser estimado, pelo menos qualitativamente, considerando que o tamanho da partícula esteja relacionado a uma única propriedade do sistema denominada supersaturação relativa.
O efeito de supersaturação relativa no tamanho da partícula pode ser explicado se considerarmos que osprecipitados são formados por dois processos; por nucleação e por crescimento da partícula. O tamanho da partícula de um precipitado recentemente formado é determinado pelo mecanismo predominante.
Quando
...