Nanomedicina
Tese: Nanomedicina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: at23 • 26/10/2014 • Tese • 382 Palavras (2 Páginas) • 275 Visualizações
A nanomedicina trata da miniaturização de robôs fabricados com nanotubos que são introduzidos na corrente sangüinea por meio de injeção que se baseia na manipulação de átomos e moléculas, vasculhando todo o corpo humano e poderão executar as mais diversas tarefas e, o mais importante, permitindo assim a cura de inúmeras doenças sem recorrer a cirurgias.
A Nanotecnologia é um campo da ciência cujo objetivo é controlar individualmente átomos e moléculas para criar estruturas (máquinas, chips, etc.) milhares de vezes menores que a tecnologia ora disponível permite. Um nanômetro equivale a um bilionésimo do metro (1nm = 0,000000001m = 10-9 m), e corresponde a um ponto especial na escala natural de comprimentos, pois é nessa dimensão que os menores dispositivos construídos pelo homem começam a se comparar com o tamanho de átomos e moléculas criados naturalmente. A Nanomedicina permite uma melhora, sem precedentes, na qualidade de fabricação. Sendo os átomos colocados de modo preciso, desaparecem quase que completamente os problemas ligados às impurezas e aos defeitos nos materiais. Assim, é possível fabricar materiais mais compactos, utilizando-se muito menos matéria.
Nanotubos são a principal matéria-prima dos nanotecnólogos. Inventados nos anos 80, são filamentos ultrafinos, compostos por átomos de carbono num encaixamento perfeito, o que possibilita propriedades assombrosas. Nanotubos são mais resistentes que os diamantes e com flexibilidade comparável à das teias de aranha. Se fosse possível construir uma corda de nanotubos nas dimensões do nosso macromundo, ela poderia sustentar um transatlântico nos ares durante um vendaval, sem jamais se romper. Os nanorobôs médicos podem executar uma disposição vasta de diagnóstico,testando e funções de monitoração, nos tecidos e na corrente sangüínea.
Segundo Drexler (2000), a Nanomedicina, permitirá a manipulação e a observação de uma célula de modo direto, tornando tanto o diagnóstico quanto os tratamentos mais seguros e eficazes. O fundamento básico desta nova área médica é o desenvolvimento de ferramentas, tecnologias e terapias, que irão tratar doenças e incontáveis situações clínicas, não mais através da prescrição de medicamentos ou realização de cirurgias, mas sim, reorganização e fazendo reparos nos nossos próprios átomos. A Nanomedicina nos transformará nas pessoas mais saudáveis de toda a história, pois permitirá o rearranjo e a reorganização de moléculas e átomos de todas as formas permissíveis pelas leis da física, eliminando quase por completo as doenças nas formas como hoje as conhecemos.
...