O Aquecimento Global
Monografias: O Aquecimento Global. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jujuba056 • 25/3/2015 • 2.208 Palavras (9 Páginas) • 155 Visualizações
O Aquecimento Global
O Aquecimento global é um fenômeno climático caracterizado pelo aumento da temperatura média da Terra. O processo vem se intensificando nos últimos 150 anos, impulsionado principalmente pela revolução industrial, a expansão da frota de automóveis e a degradação do meio ambiente.
Muitos cientistas acreditam que o aquecimento global tem causas antropogênicas, ou seja, está sendo provocado pelas ações do homem. O fenômeno do aquecimento global acontece da seguinte forma: a Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve parte dessa radiação de calor para o espaço, entretanto os poluentes acumulados na atmosfera fazem com que esse calor fique retido na Terra, aumentando as temperaturas do planeta.
Esse aumento da temperatura na Terra vem sendo constatado por estações meteorológicas desde 1860. Esse fenômeno intensifica condições climáticas extremas e fortalece eventos como o El Nino, dando origem a grandes desastres naturais. Além disso, o aquecimento global está diminuindo a cobertura de gelo no hemisfério norte e contribuindo para o aumento do nível dos oceanos.
As grandes quantidades de gases de efeito estufa emitidas para a atmosfera desde 1750, quando começou a Revolução Industrial, aparecem como os principais vilões desse processo. Gases como o dióxido de carbono, o metano, o óxido de nitrogênio e o ozônio troposférico contribuem para o aquecimento global. Esses gases são gerados pela queima de combustíveis fósseis.
O aquecimento global é prejudicial à saúde humana, à economia e ao meio ambiente. Para conter esse problema é preciso algumas mudanças de comportamento, como a preservação das florestas, a redução das emissões de gases poluentes e uma agenda de desenvolvimento sustentável para todos os países do mundo.
Por Jornaldomeioambiente.com.br
O Aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão—um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objecto de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno.
Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento de concentração de poluentes antropogênicos na atmosfera é causa do efeito estufa. A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos estão retendo uma parte dessa radiação que seria refletida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global.
A principal evidência do aquecimento global vem das medidas de temperatura de estações metereológicas em todo o globo desde 1860. Os dados com a correção dos efeitos de "ilhas urbanas" mostra que o aumento médio da temperatura foi de 0.6+-0.2 C durante o século XX. Os maiores aumentos foram em dois períodos: 1910 a 1945 e 1976 a 2000. (fonte IPCC).
Evidências secundárias são obtidas através da observação das variações da cobertura de neve das montanhas e de áreas geladas, do aumento do nível global dos mares, do aumento das precipitações, da cobertura de nuvens, do El Niño e outros eventos extremos de mau tempo durante o século XX.
Por exemplo, dados de satélite mostram uma diminuição de 10% na área que é coberta por neve desde os anos 60. A área da cobertura de gelo no hemisfério norte na primavera e verão também diminuiu em cerca de 10% a 15% desde 1950 e houve retração das montanhas geladas em regiões não polares durante todo o século XX.(Fonte: IPCC).
Causas
Mudanças climáticas ocorrem devido a factores internos e externos. Factores internos são aqueles associados à complexidade derivada do facto dos sistemas climáticos serem sistemas caóticos não lineares. Fatores externos podem ser naturais ou antropogênicos.
O principal factor externo natural é a variabilidade da radiação solar, que depende dos ciclos solares e do facto de que a temperatura interna do sol vem aumentando. Fatores antropogênicos são aqueles da influência humana levando ao efeito estufa, o principal dos quais é a emissão de sulfatos que sobem até a estratosfera causando depleção da camada de ozônio (fonte:IPCC)
Cientistas concordam que factores internos e externos naturais podem ocasionar mudanças climáticas significativas. No último milénio dois importantes períodos de variação de temperatura ocorreram: um período quente conhecido como Período Medieval Quente e um frio conhecido como Pequena Idade do Gelo. A variação de temperatura desses períodos tem magnitude similar ao do atual aquecimento e acredita-se terem sido causados por fatores internos e externos somente. A Pequena Idade do Gelo é atribuída à redução da atividade solar e alguns cientistas concordam que o aquecimento terrestre observado desde 1860 é uma reversão natural da Pequena Idade do Gelo ( Fonte: The Skeptical Environmentalist).
Entretanto grandes quantidades de gases tem sido emitidos para a atmosfera desde que começou a revolução industrial, a partir de 1750 as emissões de dióxido de carbono aumentaram 31%, metano 151%, óxido de nitrogênio 17% e ozônio troposférico 36% (Fonte IPCC).
A maior parte destes gases são produzidos pela queima de combustíveis fósseis. Os cientistas pensam que a redução das áreas de florestas tropicais tem contribuído, assim como as florestas antigas, para o aumento do carbono. No entanto florestas novas nos Estados Unidos e na Rússia contribuem para absorver dióxido de carbono e desde 1990 a quantidade de carbono absorvido é maior que a quantidade liberada no desflorestamento. Nem todo dióxido de carbono emitido para a atmosfera se acumula nela, metade é absorvido pelos mares e florestas.
A real importância de cada causa proposta pode somente ser estabelecida pela quantificação exacta de cada factor envolvido. Factores internos e externos podem ser quantificados pela análise de simulações baseadas nos melhores modelos climáticos.
A influência de fatores externos pode ser comparada usando conceitos de força radiotiva. Uma força radiotiva positiva esquenta o planeta e uma negativa o esfria. Emissões antropogênicas de gases, depleção do ozônio estratosférico e radiação solar tem força radioativa positiva e aerosóis tem o seu uso como força radiotiva negativa.(fonte IPCC).
...