O DIÁRIO DE CAMPO
Por: Sylvia Gomes • 13/9/2019 • Trabalho acadêmico • 530 Palavras (3 Páginas) • 168 Visualizações
[pic 1] | CENTRO UNIVERSITÁRIO REDENTOR CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL |
Aluno (a): Sylvia Gomes dos Santos Barboza | |
Disciplina:
Oficina de Supervisão de Estágio II |
Diário de Campo III
IDENTIFICAÇÃO:
Data: 06/09/2019
Tipo de atividade: Projeto Primeiros Passos
Quantidade de horas: 8hs
Estudo de Caso
Dinâmica:
Na presente data pude acompanhar o atendimento da Assistente Social do Centro de Atendimento Clinico de Itaperuna/RJ – CACI junto as famílias do Projeto Primeiro Passos, este projeto trata do acompanhamento periódico e sistemático das crianças recém nascidas do município de Itaperuna/RJ para avaliação de seu crescimento e desenvolvimento, orientações aos pais e/ou cuidadores sobre a prevenção de acidentes, aleitamento materno e orientação alimentar no período de desmame, higiene individual e ambiental, assim como a identificação precoce de alterações no desenvolvimento infantil, com vistas à intervenção precoce, afetiva apropriada.
Para isso contamos com a atuação de uma equipe altamente capacitada composta por médico pediatras, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e a assistente social que acompanham às crianças e sua família por meio de consultas, grupos educativos e visitas domiciliares.
Movimento teórico-metodológico
Esse projeto é mais uma parceria do Centro Universitário Redentor e o CACI onde juntos contribuem para o melhor amparar e orientar a população do município de Itaperuna/RJ e região. O CACI é uma instituição que tem como base um trabalho totalmente transdisciplinar, ou seja:
“A Transdisciplinaridade é complementar à abordagem disciplinar; ela faz emergir novos dados a partir da confrontação das disciplinas que os articulam entre si; ela nos oferece uma nova visão da Natureza e da Realidade. A transdisciplinaridade não procura o domínio de várias disciplinas, mas a abertura de todas as disciplinas ao que as une e as ultrapassa”
- Convento da Arrábida, 6 de novembro de 1994 – (artigo 3º da Carta da Transdisciplinaridade)
Desta forma cada profissional irá contribuir com o saber em sua área em prol de melhor atendimento aos seus usuários, unindo suas técnicas e seus saberes metodológicos, contribuindo na valorização e na qualidade funcional na vida da população usuária das atividades institucionais.
Ambos desenvolvem um atendimento ambulatorial com o fim de atender as crianças e orientar as famílias da melhor forma possível e desta forma cuidar cada dia melhor da saúde física e metal de seus usuários.
REFLEXÃO ÉTICA:
Em suma, o atendimento realizado nesta ocasião, mostrou a união dos profissionais vinculados a instituição para o atendimento à população. É um dos deveres do/a Assistente Social estar articulado com outros profissionais assim como diz o código de ética profissional art.1º “VX – Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste código e com a luta geral dos/as/ trabalhadores/as;”
...