O Mundo Do Rna
Pesquisas Acadêmicas: O Mundo Do Rna. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaybarbosa • 4/8/2013 • 312 Palavras (2 Páginas) • 831 Visualizações
O Mundo do RNA:
A Primeira Célula
Há indícios de que a primeira célula tenha surgido pela formação de uma bolha de lipídeos, esta bolha então teria englobado moléculas de proteínas, carboidratos e ácidos nucléicos, esses indícios demonstram que o RNA foi o primeiro tipo de material genético formado, pois conseguiram fazer com que ele fosse produzido a partir de condições abióticas. Esse RNA produzido também possuía a capacidade de replicar-se, ou seja, produzir uma cópia de si mesmo. O RNA foi a primeira forma de vida na terra posteriormente desenvolvendo uma membrana celular em seu redor e convertendo-se assim na primeira célula procarionte.
O mundo do RNA
A teoria de Walter Gilbert em “o mundo do RNA” (1986) serve para nos mostrar que o RNA foi o precedente do DNA, sendo assim a nossa primeira forma de vida terrestre. Segundo a teoria de Walter Gilbert podem ter surgido outros sistemas biológicos antes do RNA os quais foram destruídos pela seleção natural sendo assim o RNA o único sistema o qual “deu certo”. Um dos fatores que prova que o RNA surgiu antes do DNA é que o RNA possui fita simples enquanto o DNA possui fita dupla por tanto o RNA é mais flexível e também desoxirribonucleotídeos são derivados dos ribonucleotídeos, o DNA é derivado do RNA. Ele era a peça central do metabolismo celular primitivo, ele dificilmente era substituído por outra molécula que não fosse mais evoluída. Algumas células primitivas eram extremamente dependentes do meio onde viviam, pois elas se alimentavam apenas de carboidratos e muitas delas foram eliminadas pela seleção natural. Até que surgiram células mais inteligentes com o RNA mais evoluído capazes de fixar o carbono atmosférico das moléculas de dióxido de carbono (CO2) liberando oxigênio molecular (O2), produzindo seu próprio alimento através da fotossíntese gerando 36 a 38moléculas de ATP, assim ocorreu o “Boom do Oxigênio”.
...