O Teste do Bafômetro
Artigo: O Teste do Bafômetro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: igor1212 • 12/3/2014 • Artigo • 564 Palavras (3 Páginas) • 287 Visualizações
O Teste do Bafômetro
O teste do bafômetro usado pelas autoridades de trânsito funciona da seguinte forma:
1) O etanol é oxidado em meio ácido, sobre um disco plástico poroso. Dois eletrodos ficam conectados a esse disco.
2) A corrente elétrica produzida, proporcional à concentração de álcool no ar expirado dos pulmões, é lida numa escala que é proporcional ao teor de álcool no sangue.
3) Este tipo de bafômetro é muito sensível e devido a margem de erro dos aparelhos de medição, ficou estabelecido uma tolerância de 0,2g/L (0,02% pV) de etanol no resultado do teste.
O “bafômetro” descomplicado
O “bafômetro” ou sensor de álcool determina a quantidade de álcool ingerido por uma pessoa. Para tanto, usa como base o princípio de que o álcool contido no sangue está em equilíbrio com o álcool no ar dos pulmões (troca de gases). Há vários tipos de aparelho. O mais simples é o que usa o dicromato de potássio (K2Cr2O7), uma substância alaranjada que, em meio fortemente ácido, reage com o “bafo” de álcool ou etanol, sendo convertida em ácido acético e íons Cr(III), de coloração verde.
A reação é bastante complexa, como podemos ver no equacionamento:
3CH3CH2OH + 2K2Cr2O7 + 8H2SO4 2Cr2(SO2)3 + 2K2SO4 + 3CH3COOH + 11H2O
Etanol Cr+(laranja) Cr+3(verde) Ácido acético
Utiliza-se também nitrato de prata (AgNO3) a fim de precipitar o acetato existente no equilíbrio:
CH3COOH H+ + CH3COO–
Ácido acético Acetato
Trata-se, na verdade, de uma reação de oxi-redução. Quanto maior a concentração de álcool, mais intenso é o verde. Esse princípio foi desenvolvido em 1958 pelo norte-americano R. F. Borkenstein. O ar soprado passa por um mostrador. Ele seleciona e introduz na solução química somente a última parte do sopro, formada pelo ar alveolar, aquele que se encontra em equilíbrio com o sangue. O limite máximo de álcool no sangue permitido no Brasil (a Lei poderá ser alterada para menor) é 0,6g de álcool por litro de sangue, enquanto que em outros países que restringem o uso de álcool é de 0,3g por litro de sangue.
Quimicamente falando:
1) No eletrodo negativo (ânodo) ocorre a oxidação.
2) No eletrodo positivo (cátodo), ocorre a redução do oxigênio.
Na equação global temos:
Outro Tipo de Bafômetro
Existe um outro bafômetro que contém uma solução aquosa de dicromato de potássio em meio ácido e
que apresenta uma coloração alaranjada. Esta substância ao entrar em contato com o álcool presente
...