O assistentesocial
Por: irisvida • 3/4/2015 • Trabalho acadêmico • 506 Palavras (3 Páginas) • 190 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A velhice é uma etapa da vida, parte integrante de um ciclo natural, constituindo-se como uma experiência única e diferenciada. Com base nesse contexto, pode-se dizer que com o aumento da população idosa no Brasil essa nova demanda passa a exigir uma nova postura diante da família e da sociedade. Diante disso, é preciso que o idoso conte com políticas públicas para assim envelhecer com uma melhor qualidade de vida, tornando-se cidadão reconhecido e incluído no contexto social.
Para da significância ao estudo procurou-se aprofundar em vários artigos, textos, livros e citações de teóricos que defendem os Idosos: Estatuto do Idoso (2004), Política Nacional do Idoso (1998), Beauvoir (1990), Neri (2007), Paschoal (2005), Bredemeier (2005) entre outros especialistas.
Face ao exposto esse estudo busca como objetivo geral conhecer até que ponto o envelhecimento marca os idosos, e as possibilidades de atuação do assistente social perante os problemas.
O interessante em se trabalhar com os idosos é que nós apendemos mais sobre a vida, nos tornamos mais responsáveis... Para tanto buscamos como objetivo principal compreender de que forma o envelhecimento deixam marca nos idosos e as possibilidades de atuação do assistente social.
Para dar um bom entendimento sobre o tema, buscou-se organiza-los em tópicos.
No primeiro tópico contextualiza introdutoriamente a pesquisa, onde iremos evidenciar acerca do “Conceito de idoso”, como ele é visto no Brasil e em alguns pais.
No segundo tópico que intitula “Direito dos idosos”, faremos uma reflexão, conforme o Estatuto do Idoso e a Política Nacional do Idoso, instituídos respectivamente pela lei nº 10.741 de 2003 e lei nº 8.842 de 1994.
No terceiro tópico expõe as ”Politicas Públicas para os idosos” onde iremos mencionar se estas politicas estão sendo aplicadas se os profissionais de assistência social estão intervindos para a concretização das mesmas.
Para o quarto tópico, entenderemos por que “O abandono” e tão frequente na vida dos idosos e de que forma podemos diminui-lo.
No quinto tópico busca-se demostra “As marcas do envelhecimento (riscos e cuidados)”, para que os idosos saibam das suas limitações e prevenções acerca dos acidentes corriqueiros no dia a dia.
O sexto tópico conheceremos os pontos positivos e negativos do “O lar dos idosos”. Rompendo os padrões negativos na família e no grupo social através de políticas públicas que garantam a inserção dos idosos na sociedade.
No sétimo tópico perceberemos “A importância da família” para os Idosos em todos os aspectos: social, psicológico, financeiro, intelectual.
Durante o oitavo capitulo verificaremos de que forma e visto o “Trabalho e aposentadoria”, na vida dos idosos.
O nono tópico faremos um resumo a cerca da “A saúde dos idosos”, pois saberemos que o assunto é tema e longo.
Para o decimo tópico, evidenciaremos “O lazer” para os idosos, veremos de que forma os idosos estão aproveitado dos seus direitos.
Para dar embasamento ao tema faremos entre os tópicos uma chamada sobre de que
...