TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O livro é avaliado: Usberko e El Salvador

Resenha: O livro é avaliado: Usberko e El Salvador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/1/2015  •  Resenha  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

UERJ - Universidade Do Estado Do Rio De Janeiro

CTC/Q – Centro De Tecnologias E Ciências / Instituto De Química

Disciplina: Metodologia II

Professora: Fátima Gomes

Aluna-Mestre: Ana Gabriela Ornelas

Avaliação da HFC em livros de ensino médio

Rio de Janeiro

2015

Livro avaliado: Usberco e Salvador. Química. Vol único. 5° ed. reform. – São Paulo, 2002

Na primeira parte do conteúdo de Pilhas o autor do livro cita Volta de forma bem sucinta, apenas diz que a primeira pilha elétrica foi criada por ele em uma determinada época, 1800. Fala também, como foi constituída inicialmente, formada por placas metálicas de zinco e cobre.

De acordo com o artigo História da ciência nos livros didáticos de química: Eletroquímica como objetivo de investigação, essa primeira parte do capítulo do livro se encaixaria no critério de Histórias anedóticas, onde o autor relata fatos isolados, fala da biografia do cientista, expõe uma foto de Volta, como se isso fosse realmente importante aos leitores, como se esse tipo de informação fosse relevante de alguma forma.

A seguir, ainda na mesma página, o autor cita que a pilha de Votla foi aperfeiçoada por Daniel em 1836. Mas uma vez verificamos a presença de histórias anedóticas, e também notamos o critério citado no artigo em questão de Linearidade. Votla constrói a pilha e logo em seguinte Daniel aperfeiçoa. Não existe aprofundamento da situação real, o que foi que Daniel observou que poderia ser aperfeiçoado? Como Daniel chegou a está conclusão? Por que o próprio Volta não aperfeiçoou seu projeto? São essas as histórias que poderiam ser contadas, o porquê das coisas, de que forma aconteceu esse desenrolar dos fatos. O texto em nenhum momento descreve os fatos de maneira profunda, a fim de contar a história da ciência para o futuro leitor.

Por fim, não existe nenhuma citação da HFC nas páginas seguinte, se é que pode-se considerar as parte citadas no livro como HFC. Os autores param por ai. Dessa forma, observa-se mais um critério citado no artigo, Ausência de abordagem mais ampla do contexto histórico. Não há este tipo de abordagem em momento algum, verifica-se apenas uma minúscula biografia com gravuras e “alguém” que modificou “algo”. É dessa forma que com certeza nossos alunos observam a história da química, fazendo com que o interesse pelo tema seja cada vez menor.

...

Baixar como  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »