O poder de prompts e linhas de energia entre eletrodos de diferentes formatos
Tese: O poder de prompts e linhas de energia entre eletrodos de diferentes formatos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: matheusENEUFMT • 3/6/2014 • Tese • 908 Palavras (4 Páginas) • 391 Visualizações
Poder das Pontas e Linhas de Força Entre Eletrodos de Diferentes Formatos
Marco Antônio Bressanelli e Matheus Martins David – Turma N1
Disciplina 30305039 – Física III (Física Geral e Experimental III) – Departamento de Engenharia Elétrica
Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
e-mail: marco_bressanelli@hotmail.com e david-matheus@hotmail.com
Objetos carregados eletricamente propagam um campo elétrico ao seu entorno, fazendo com que objetos próximos sejam afetados, e assim, sendo atraídos ou repelidos. As linhas do campo elétrico são invisíveis, mas com o auxílio de fluidos (gases e líquidos) e materiais condutores, podemos obter uma forma visual que auxilia na compreensão do modo como elas agem segundo a sua superfície para a propagação. Há diferença entre superfícies arredondadas e pontiagudas. As pontas, segundo Faraday, possuem maior densidade de cargas, o que produz maior número de linhas de campo.
Palavras chave: eletrostática, faraday, pontas, campo
Introdução
No terceiro experimento realizado em laboratório da disciplina Física III verificou-se as configurações das linhas de capo entre eletrodos de formatos diferentes.
As características do campo elétrico são determinadas pela distribuição de energias ao longo de todo o espaço afetado. Se a carga de origem do campo for positiva, uma carga negativa introduzida nele se moverá, espontaneamente, por meio da atração eletrostática. A diferença de potenciais elétricos entre pontos situados a diferentes distâncias da fonte do campo origina forças de atração ou repulsão orientadas em direções radiais dessa mesma fonte.
O experimento teve como objetivo verificar a indução eletrostática, a visualização e interpretação das linhas de campo através do campo elétrico, bem como, os efeitos do mesmo. Esses objetivos serão alcançados ao longo do trabalho, fundamentados em SEARS (2009).
Fig. 1: Exemplo de um gerador de Van de Graaff.
Procedimento Experimental
Utilizou-se o método qualitativo de nível experimental.
Foram utilizados na realização deste experimento os seguintes materiais:
• Gerador de Van de Graaff;
• Cabos de ligação banana-banana;
• Torniquete eletrostático;
• Esfera auxiliar de alumínio com cabo;
• Papel alumínio;
• Fita adesiva;
• Bolinhas de isopor;
• Lâmpada fluorescente;
• Algodão;
No referido experimento, inicialmente, cortou-se tiras de papel alumínio e fixou suas pontas na esfera a fim de observar o sentido do campo elétrico criado pelo gerador de Van de Graaff. Após, aproximou-se fiapos de algodão para verificar o que iria ocorrer. Em seguida, colou no gerador um torniquete para observar o que o campo elétrico gerado iria influenciar na rotação do mesmo. Com o gerador tendo uma quantidade considerável de carga elétrica, aproximou-se uma lâmpada fluorescente a esfera metálica, e por fim deixou um pêndulo com uma bolinha de isopor envolta em papel alumínio próximo ao gerador, e após a bolinha ser atraída, foi colocada a mão de um dos integrantes próxima ao ponto onde a bolinha se encontra com a esfera, sendo que no final de cada parte do experimento, o gerador era desligado e descarregado com um bastão de esfera metálica para evitar qualquer acidente aos integrantes.
Resultados e Discussão
O fenômeno “Sopro Elétrico” consistiu em duas
...