OS ELEMENTOS BORO E ALUMÍNIO E SEUS COMPOSTOS
Dissertações: OS ELEMENTOS BORO E ALUMÍNIO E SEUS COMPOSTOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anaroro • 14/4/2014 • 1.321 Palavras (6 Páginas) • 1.753 Visualizações
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
LICENCIATURA E BACHARELADO EM QUÍMICA
GIOVANA CARABALLO MELATTI
RAFAEL VARISTELO
RENAN MORAES KLOSTER
WILLIAN CÉZAR CAPILLE
OS ELEMENTOS BORO E ALUMÍNIO E SEUS COMPOSTOS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
CURITIBA
2010
GIOVANA CARABALLO MELATTI
RAFAEL VARISTELO
RENAN MORAES KLOSTER
WILLIAN CÉZAR CAPILLE
RELATÓRIO REFERENTE À SEGUNDA PRÁTICA DA DISCIPLINA DE QUÍMICA INORGÂNICA
Relatório sobre a Obtenção de compostos com o elemento boro e alumínio. Apresentado à matéria de Química Inorgânica do curso de Bacharelado e Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Orientadora: Prof. Dra. Cláudia R. Xavier
CURITIBA
2010
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O Boro é um não-metal e sempre forma ligações covalentes. Normalmente forma 3 ligações covalentes com ângulos de 120º entre si, utilizando orbitais sp². O boro não possui nenhuma tendência de formar compostos monovalentes. Todos os compostos BX3 são deficientes em elétrons e podem receber mais um par de elétrons de um outro átomo, formando uma ligação coordenada. O BF3 tem importância comercial como catalisador. O Boro também forma diversos compostos nos quais os átomos se dispõem de forma a gerar uma estrutura semelhante a um “cesto” aberto, bem como algumas estruturas na forma de poliedros fechados. Estes podem conter outros átomos, tais como o carbono. As ligações multicentradas formadas nesse tipo de compostos são de grande interesse teórico (LEE, 1999, p. 184).
Os elementos Al, Ga, In, Tl formam compostos trivalentes. Os elementos mais pesados apresentam o “efeito do par inerte”, de modo que os compostos monovalentes adquirem importância crescente na seqüência Ga>In>Tl. Esses quatro elementos são mais metálicos e iônicos que o boro. São metais moderadamente reativos. Seus compostos se situam no limite entre aqueles com caráter iônico e covalente. Muitos de seus compostos são covalentes quando anidros, mas formam íons em solução. (LEE, 1999, p. 185).
OBJETIVOS
Este experimento tem como objetivo a obtenção de compostos com o elemento boro, bem como a análise de reatividade química , comportamento e hidrólise do alumínio e de seus compostos.
MATERIAIS E REAGENTES
MATERIAIS
REAGENTES
6 tubos de ensaio
3 pipetas graduadas de 10 mL
1 bastão de vidro
Espátula
Estante para tubos de ensaio
Fósforo
Lâmina de alumínio
Pêra
Pinça de madeira
Pó de alumínio
Azul de bromotimol
Fenolftaleína
Metil orange
Ácido bórico
Ácido clorídrico a 10%
Ácido clorídrico concentrado
Ácido nítrico a 10%
Ácido nítrico concentrado
Ácido perclórico concentrado
Ácido sulfúrico concentrado
Cloreto de alumínio a 10%
Cloreto de alumínio hidratado
Cloreto de bário a 10%
Hidróxido de amônio a 10%
Hidróxido de amônio concentrado
Hidróxido de sódio a 10%
Metanol
Sulfato de potássio e alumínio
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Inicialmente um tubo de ensaio seco contendo uma pequena porção de ácido bórico foi aquecido na chama. Em seguida dissolveu-se em 3 tubos de ensaio uma pequena porção de ácido bórico em água destilada e analisou-se se o meio era ácido ou básico, em cada solução, com os seguintes indicadores: azul de bromotimol, fenolftaleína e metil orange.
Para a obtenção de éster metílico do ácido bórico, B(OCH3)3, foi adicionado em um tubo de ensaio seco uma pequena porção de ácido bórico. A seguir foi acrescentado 1 mL de ácido sulfúrico concentrado e 2 mL de metanol. Em seguida o tubo de ensaio foi aquecido cuidadosamente e os vapores foram acesos na boca do mesmo.
Para a análise de comportamento à temperatura elevada, aqueceu-se um pedaço de lâmina de alumínio, suspenso pela pinça de madeira, na chama do bico de Bunsen e na seqüencia foi soprada uma pequena porção de pó de alumínio através da chama do bico de Bunsen.
No procedimento seguinte pedaços da lâmina de alumínio foram colocados em seis tubos de ensaio e adicionou-se cada reagente separadamente: ácido clorídrico a 10%, de ácido clorídrico concentrado, ácido nítrico a 10%, ácido nítrico concentrado, hidróxido de sódio a 10% e hidróxido de amônio concentrado afim de verificar a reatividade química e passivação do alumínio.
Depois de feita a análise acima mencionada,
...