Objetivos da inflação
Tese: Objetivos da inflação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fayed14 • 17/10/2014 • Tese • 403 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
Funções tipicas do B. -> emissor de papel moeda, controlador da liquidez, banqueiro dos bancos (comp. de cheques, transp. Reservas); regulador do sistema (controlar n de bancos, e riscos dos bancos), depositário de reservas internacionais (controlar cambio)
Multiplicador monetário -> MP = pmpp + dv, B = pmpp + ET. Iguala e isola B.
Divide tudo por MP e depois divide e multiplica ET/MP por dv, chama-se DV/MP de d, e chama-se ET/dv de e.
B/MP= 1-d + Ed ----> b/MP = 1- d(1-e) ---> b/mp=1/ 1-d ( 1+e),
onde se E aumenta, menor sera o multiplicador, e se d aumenta, menor sera o multiplicador.
Metas de inflação -> estabilidade. Aspectos econômicos: escolha de uma meta pontual e/ou banda, trade off entre credibilidade e flexibilidade. Escolha do período de tempo para a meta.
A definição do índice de preços, cheio ou não. IGPC ou núcleo de inflação.
Taxa de juros como instrumento da política, e relatórios do BC.
Meta operacional do BC -> se BC quer uma tx de juros, tem de abrir Mao do controle das reservas, e vice versa. Gráfico M(x) por R(y).
Troca de reservas -> banco superavitário oferta e portanto debita da sua conta junto ao BC, o banco deficitário faz o inverso.
SWAP Cambial -> controlar a taxa de cambio, mercado oferta hedge cambial as empresas. A aquisição do swap é limitada ao volume de propostas aceitas na sua oferta de letras financeiras do tesouro LFT. Instituições compram CDI (certificado deposito intrabancario), e ofertam fluxo fixo, assim casando o fluxo variável do swap com o fluxo variável do titulo, reduzindo risco e rendimento. A vista do governo, a operação atende aos objetivos da oferta de hedge cambial sem emissão de títulos do tesouro fixados em dólar.
Undersold -> reservas bancarias < estoque de títulos emitidos e em carteira.
Fluxo de saídas dos recursos das reservas < fluxo de entrada
Curva de rendimentos -> relação entre juros e maturidade dos contratos, formato ascendente em períodos estáveis.
Se aumenta R de CP, investidores vendem títulos longos e comprar curtos, menor risco e maior rendimento, portanto cai o preço dos de longa e CR se desloca para cima, perda da economia, cai consumo, investimento, demanda agregada e preços.
Se aumenta I, os países de cambio flutuante, aumenta os investimentos financeiros domésticos em relação ao exterior, ocorre então aumento da demanda externa por moeda domestica, logo valorização cambial, queda das X, queda da DA, e dos preços.
...