Objetos Estranhos Na Imagem
Trabalho Escolar: Objetos Estranhos Na Imagem. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: victorcc • 15/3/2015 • 1.221 Palavras (5 Páginas) • 160 Visualizações
Objetos estranhos na imagem
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
•Entender a interação de raio-x com a matéria;
•Conhecer quais métodos para radiografar objetos radiotransparentes
•Compreender quais as técnicas de posicionamento do raio X ( abdomem AP e PA)
•Destingir os termos médicos desconhecidos;
RESUMO DO PROBLEMA
Indivíduos que acabam ingerindo ou inserindo objetos estranhos ao corpo tem como sintomas dores abdominais, disfagias e outras moléstias. Fora isso podem encontrar outro problema na hora da realização do raio-x; objetos radiotransparentes não são detectados em raio-x comum, parece que há uma relação com esse fenômeno o efeito eletrolítico e o efeito Coptom. A resolução do problema implica na compreensão desses efeitos. Para se ter uma imagem mais nítida do objeto é preciso utilizar de outros métodos radiograficos que não foram expostos na apresentação do problema.
TERMO DESCONHECIDO
Conjunto D
1.Odinofagia:
2.Disfagia: é a dificuldade para deglutir o alimento. Ou seja há uma resistência a passagem do alimento pela faringe ou esofago. Podem ocasionar isto diversos fatores como obstrução mecânica, ou fatores neurológicos. A deglutição é realizada por um mecanismo neuro-muscular que estimula pequenas contrações peristaltícas, o que explica a ocorrência de disfagia em pessoas com problemas neurológicos. Um risco que deve ser considerado nesta situação é a aspiração, ou seja o alimento se desloca para o sistema respiratório.
3. Dispnéia é definida pela dificuldade na respiração. As causas para essa moléstia são inúmeras. Em uma das teorias( dissociação eferente-reaferente) estipulasse que neurônios motores entram em colapso e causam interferências no processo de respiração.
4.Estridor é o ruido sonoro da respiração que provém da obstrução das vias aéreas
5.Edema é o excesso de substancial que se acumulam no espaço intracelular. Este fenômeno pode acontecer por mecanismo de defesa, quando um grupo de célula é lesionada uma série de recursos utilizam como meio essas substancias para degradar as celulas leisionadas e reutilazerem esse material.
6.Eritema é um processo de inflamação e imunológico similar ao edema mas que se manifesta na derme.
7.Crepitação cervical se refere há uma sensação desagradável acompanhada de ruido estalidos.
8.Decúbito dorsal é uma posição em que a pessoal mantem o dorso em contato com o chão. Em todos os decubitos tma-se como referencia a parte em contato com o solo. Por exemplo decubito frontal seria o abdomem voltado para baixo.
9 Efeito Compotn é um efeito relacionado a radição. O raio-X primário incidente tem energia suficiente para arrancar eletrons de camadas mais externas. porém apartir dai a energia cinetica se divide entre o elétron retirado e em um segundo raio-x emitido que tem um comprimento de onda maior que o feixe primario. Fora isso a um desvio de direção do feixe primario. Elétrons e a radiação estimulados pelo efeito Compton não são orientados para o sentido que se desejava. Sendo assim este efeito acaba reduzindo o contraste e a qualidade da imagem.
9.Efeito Fotoeletrico absorve a energia do feixe incidente de raio-x e transfere como energia cinética do eletron que será arrancado de uma camada mais interna do átomo.
QUESTÕES LEVANTADAS EM TUTORIA
Conjunto R
1. O que é choque neurológico, metabólico e hemorrágico? Dê exemplos.
2. O que é e como é realizado o exame raiográfico de abdome AP ou PA em decúbio dorsal e em inspiração máxima?
Hipotises: AP e PA são eixos. Opostos de alguma parte do corpo.
Resposta: a hipotese esta parcialmente correta: Antero-posterior é uma referência que designa por onde as ondas de raio-x "entram" e por onde saem. Neste caso a entrada é pela parte frontal.
Quando a radiografia requisitada é em PA os raios atingem inicialmente o dorso e saem pelas costas. O Eixo designado é relevante para a imagem que se deseja obter.
3. O que são corpos radiotransparente e porque eles não são identificados com radiograma simples?
Hipotises: sem condições de formular
Respostas: Corpos radiotransparente são corpos que permite que a radiação emitida pelo aparelho de raio-x passe com maior facilidade pelos núcleos de sua matéria. Isso esta relacionado ao numero atômico e a quantidade de massa que tem no átomo. Menos matéria mais espaços para a radiação passar.
4. Como detectar materiais radiotransparentes em exames de raio X?
hipóteses; se eu tenho menos matérias, um numero maior de raios eu devo emitir para ter mais chance de acertar os alvos
A hipotese formulada esta incorreta. Reduzir a energia do raio incidente aumenta a interação do raio com tecidos de numeros atomicos mais baixos. Para auxiliar no diagnóstico é muito utilizado o uso
...