TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oficina Operativo I

Por:   •  29/4/2015  •  Resenha  •  2.488 Palavras (10 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CLECIA SANTANA

JEANE V. DE SOUZA.

MARCIA ELAINE CUNHA

MARILSA PEREIRA MACHADO NASCIMENTO

NELCI

A prática do assistente social: conhecimento, instrumentalidade, e intervenção do profissional.

SALVADOR

2015

[pic 2]

CLECIA SANTANA

JEANE V. DE SOUZA.

MARCIA ELAINE CUNHA

MARILSA PEREIRA MACHADO NASCIMENTO

NELCI

A prática do assistente social: conhecimento, instrumentalidade, e intervenção do profissional.

                 Trabalho realizado à disciplina Oficina Operativa 01, como requisito para elaboração do Resumo de conclusão da 1.ª unidade do da 4.ª semestre curso de Graduação de Bacharelado em

                 Serviço Social da Faculdade Batista Brasileira.

               

                 Orientadora: Prof.ª Agise

SALVADOR

2015

SUMÁRIO

  1. RESUMO
  2. INTRODUÇÃO
  3. DESENVOLVIMENTO
  4. CONCLUSÃO
  5. REFERÊNCIAS
  1. RESUMO

O presente texto tem como objetivo suscitar uma discussão preliminar sobre A prática do assistente social: conceitos, características e desafios conhecimento, instrumentalidade, dimensões, ética, investigação e intervenção do profissional, apontando para a ação do assistente social nesse contexto no qual irá utilizar um material técnico operativo. Trata-se de um tema atual, sucinto no exercício da prática profissional considerando o processo de configuração desse setor no cenário nacional e a reconfiguração das formas de gestão institucional, despertando-nos a necessidade de reflexão sobre a atuação do assistente Social nas áreas da Política da Assistência Social, Ministério do Desenvolvimento Social, com destaque ao Serviço Social.

Palavras Chaves: As competências do Serviço Social na contemporaneidade, A instrumentalidade do Serviço Social. A Instrumentação de linguagem, A teoria e prática, método e metodologia.

       

 INTRODUÇÂO

          O objetivo deste trabalho é o estudo, a discussão e a reflexão sobre A prática do assistente social: conhecimento, instrumentalidade, e intervenção do profissional. Um assunto atual e pertinente no contexto acadêmico, à medida que se busca uma compreensão específica e atualizada sobre a atuação do profissional Assistente Social nessas organizações, compreenderem os princípios, diretrizes e finalidades das ações sócio assistenciais do sistema. Considerando a busca da qualidade social para os serviços prestados.

           Esta pesquisa intencionou entender como se processa essa trajetória histórica da Assistente Social segundo, Charles Tonioio pelo qual baseou se a pesquisa em uma análise do Conselho de ética do Assistente Social baseado na Lei, e autores com Iamamoto, Guerra, Marx, entre outros. Logo, se discutiu a questão da sua instrumentalidade e um conceito específico muito significativo e compreendido, construído e compreendido em três níveis: funcional, reforma e a sua peculiaridade de operatória,  portanto facilitando a mediações que permite a passagem das analises universais. 

          Configurou, no decorrer dos anos, dentro de um contexto social, econômico e político marcado pela complexidade, incerteza, instabilidade e mudanças aceleradas, em uma dimensão globalizada e de grande desenvolvimento metodológico, tecnológico e científico, em contrapartida, de muita pobreza e desigualdade social. Portanto, a dimensão e o significado do Serviço Social na Contemporaneidade necessitam ser compreendidos dentro da conjuntura social, econômica e política que tem determinado sua configuração no contexto contemporâneo, não se esquecendo do papel ocupado pelo Estado na formulação e execução de políticas.

          Compreensão específica e atualizada sobre a atuação deste profissional nessas organizações, compreenderem os princípios, diretrizes e finalidades das ações sócio assistenciais do sistema. Considerando a busca da qualidade social para os serviços prestados.

           Esta pesquisa intencionou entender como se processa a análise da teoria e pratica, métodos e metodologia. O Serviço Social se configurou, no decorrer do século, dentro de um contexto social, econômico e político marcado pela complexidade, incerteza, instabilidade e mudanças aceleradas, em uma dimensão globalizada e de grande desenvolvimento tecnológico e científico, em contrapartida, de muita pobreza e desigualdade social. Todavia, a dimensão e o significado das Competências Metodológicas, Competências Éticos Políticos, e a Competência Técnico Operativo que tem determinado sua configuração no contexto contemporâneo, Contudo, para o Serviço Social é uma questão tão importante á profissão.

3. DESENVOLVIMENTO

As competências do Serviço Social na contemporaneidade: politica, ética, investigação e intervenção.

          A legitimidade em sua dimensão técnica era garantida de maneira imediata, nas quais resultava um trabalho que exigia atitude e uma competência eficaz. Para tanto estas ações desencadeou um universo respeitado no âmbito social. E alcançar a motivação esperada dando-lhe um estatuto cientifica. Por fim o Serviço Social em um dialogar profundo, de conteúdo critica e construtivo, a partir deste objetivo nas diversas áreas das chamadas Ciências Humanas e Sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (506.1 Kb)   docx (261.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com