Operações Unitárias 2
Trabalho Escolar: Operações Unitárias 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucianoaax • 1/12/2013 • 263 Palavras (2 Páginas) • 462 Visualizações
Lâminas de soja são lixiviadas com hexano para remover o óleo de soja.
Uma camada de 0,3 m de lâminas (sendo a espessura de cada lâmina de 0,25 mm) alimenta uma correia transportadora (sem fim) perfurada que desloca-se vagarosamente abaixo de uma série de atomizadores (sprays).
Quando os sólidos deslocam-se abaixo de cada atomizador, ocorre o contato com a fase líquida. O solvente percola o leito, e reciclado por meio de uma bomba e atomizado.
O espaçamento entre os atomizadores (sprays) é tal que a drenagem ocorre durante 6 minutos antes do leito atingir a próxima etapa. O solvente escoa em contra corrente com relação ao movimento da correia. O conjunto atomização-drenagem constitui uma etapa do extrator.
Ensaios experimentais mostram que as lâminas retém solução após os 6 minutos de drenagem, o que depende do conteúdo de óleo na solução., como indicado a seguir.
% em massa do óleo na solução 0 0,20 0,30
((Kg de Solução retida)/(Kg de sólido insolúvel)) 0,58 0,66 0,70
Supõe-se que a solução retida possui a mesma % de óleo que na solução drenada ( ou seja as linhas de união são verticais ). As lâminas de soja que alimentam o processo contém 20% de óleo e são lixiviadas até 0,5% de óleo (base livre de solvente). A massa de solvente introduzida é de 1,0 Kg de hexano por Kg de lâminas. O solvente drenado das lâminas, geralmente é livre de sólidos, exceto na primeira etapa. A miscela rica contém 10% de sólidos insolúveis da alimentação, como sólidos suspensos, que passam através das perfurações da correia durante a carga.
Quantas etapas são requeridas para efetuar a extração?
...