TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem Da Contabilidade

Trabalho Universitário: Origem Da Contabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 3

Origem da Contabilidade

A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.

Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.

No século XVIII ocorreu na Europa um fenômeno que trouxe profundas modificações para a economia em todo o mundo. As transformações técnicas e econômicas iniciadas na Inglaterra substituíram a energia obtida do esforço físico pela energia proveniente de processos mecânicos. O passo seguinte foi a substituição de ferramentas mais simples por máquinas. Como consequência, o processo de produção se modificou profundamente quando a industrialização começou a substituir a manufatura. Isto fez com que a economia rural se transformasse em economia urbana.

No Brasil, a vinda da Família Real Portuguesa incrementou a atividade colonial, exigindo devido ao aumento dos gastos públicos e também da renda nos Estados, um melhor aparato fiscal. Para tanto, constitui-se o Erário ou o Tesouro Nacional e Público, juntamente com o Banco do Brasil (1808). As Tesourarias da Fazenda nas províncias eram compostas de um inspetor, um contador e um procurador fiscal, responsáveis por toda a arrecadação, distribuição e administração financeira e fiscal. Hoje a função do contabilista não se restringe ao âmbito meramente fiscal, tornando-se, num mercado de economia complexa, vital para empresas, informações mais precisas possíveis para tomada de decisões e para atrair investidores.

A atividade de troca e venda (escambo) dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C. À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.

À medida que as operações econômicas se tornam complexas, o seu controle se refina. As escritas governamentais da República Romana (200 a.C.) já traziam receitas de caixa classificadas em rendas e lucros, e as despesas compreendidas nos itens salários, perdas e diversões. No período medieval, diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja. Mas é somente na Itália que surge o termo Contabilitá.

Iudicibus, Marion, Farias (2009) resumem a evolução da ciência contábil da seguinte forma:

•CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO - período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o livro Liber Abaci(livro do ábaco), da autoria Leonardo Pisano, conhecido de Fibonaci(cabeça dura).

•CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL - período que vai de 1202 da Era

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com