PATRIMONIO LIQUIDO
Monografias: PATRIMONIO LIQUIDO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: keles • 12/3/2014 • 478 Palavras (2 Páginas) • 280 Visualizações
O Patrimônio Líquido é formado pelo grupo de contas que registra o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas.
A PARTIR DE 01.01.2008
A partir de 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007, para as sociedades por ações, a divisão do patrimônio líquido será realizada da seguinte maneira:
a) Capital Social
b) Reservas de Capital
c) Ajustes de Avaliação Patrimonial
d) Reservas de Lucros
e) Ações em Tesouraria
f) Prejuízos Acumulados.
CAPITAL SOCIAL
O capital social representa os valores recebidos pela empresa, em forma de subscrição ou por ela gerados. A integralização do capital poderá ser feita por meio de moeda corrente ou bens e direitos.
Quando a integralização do capital social é feita em moeda corrente, debita-se uma conta específica do ativo circulante (Bancos c/Movimento, por exemplo) e credita-se a conta "Capital Social".
No caso de integralização de capital mediante conferência de bens, debita-se uma conta específica do ativo imobilizado e credita-se a conta "capital social".
Capital Social Subscrito – compromisso assumido pelos sócios ou acionistas de contribuir com certa quantia para a empresa.
Capitais Sociais a Realizar – parcela do capital subscrito ainda não transformado em dinheiro pelos sócios ou acionistas.
Capital Social Realizado – parcela do capital subscrito efetivamente paga em dinheiro pelos sócios ou acionistas.
REPRESENTAÇÃO NO BALANÇO PATRIMONIAL
PATRIMONIO LÍQUIDO (PL)
Capital Social R$
Subscrito 2.400.000
(-) a Realizar (a Integralizar) (400.000)
(=) Realizado (Integralizado) 2.000.000
Contabilização:
1 – Pela Subscrição:
Capital Social a Realizar
A Capital Social Subscrito.......................................2.400.000
2 – Pela Integralização:
Caixa ou Bancos
A Capital Social a Realizar.....................................2.000.000
RESERVAS DE CAPITAL
Reserva de capital - são contribuições dos proprietários, sócios, acionista ou de terceiros investem no patrimônio da empresa. Não representam receitas ou ganhos e sim origem de capital por isto não devem transitar por contas de resultado.
A reserva de capital abrange as seguintes subcontas:
a) Reserva de Ágio na Emissão de Ações;
b) Reserva de Alienação de Partes Beneficiárias;
c)
...