TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSANDO O SOL E SEUS DERIVADOS

Artigo: PROCESSANDO O SOL E SEUS DERIVADOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  Artigo  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

O CULTIVO DO GIRASSOL E SEUS DERIVADOS¹

Thatieli Aparecida Pires²

O girassol (Helianthus annuus L.) é uma cultura com grande capacidade de adaptação as diversas condições de latitude, longitude e foto período. Vem sendo usado como opção de rotação e sucessão de culturas em regiões produtoras de grãos, principalmente após a soja. Sua maior tolerância à seca, e menor incidência de pragas e de doenças, além da ciclagem de nutrientes, são fatores que tem possibilitado sua expansão e consolidação como cultura técnica e economicamente viável. O girassol é uma planta nativa da América do norte que normalmente atinge de 1 a 4m de altura, existindo também alguns cultivares com menor tamanho e outros que podem atingir maior altura chegando a 8 m. Seus grandes capítulos florais fazem com que seja uma planta muito apreciada em jardins e como flor de corte. Utilizada principalmente para extração de óleo vegetal, alimentação para animais na forma de silagem para ruminantes e para a produção do biodiesel.

Segundo MARTINEZ, M- (2006), cultivado em todos os continentes, o girassol é uma oleaginosa que apresenta características agronômicas muito importantes, devido ao seu crescimento que é rápido, sua grande resistência as temperaturas baixas e ao calor principalmente, devida ao sistema radicular profundo que explora grande volume do solo, absorvendo maior quantidade de água e nutrientes. Um dos principais motivos para o cultivo do girassol no mundo é devido à excelente qualidade do óleo comestível que se extrai de sua semente. O óleo de girassol é muito apreciado, pois ajuda a combater o colesterol mantendo as artérias desobstruídas. É considerado uma das melhores gorduras alimentares. Além de a sua flor produzir cerca de 20 a 40 kg de mel por hectare.

O girassol é uma das principais espécies a ser utilizado na adubação verde, em grande parte por seu desenvolvimento inicial rápido, pela eficiência da planta na ciclagem de nutrientes e, também, por ser um agente protetor de solos contra a erosão e a infestação de invasoras. A produção média de massa verde na safrinha fica entre 20 e 70 t/ha, o que corresponde de 2 a 7 t/ha de massa seca, a qual pode atingir 8 t/ha ou mais, dependendo do cultivar utilizado e das condições edafoclimáticas. Apresenta bom rendimento econômico em termos de investimento/retorno, além de ser de fácil manejo; como é cultivado antes ou após a cultura principal, não concorre com essa, constituindo-se em mais uma fonte de divisas para o proprietário rural, afirma UNGARO, M. R. G- Instituto Agronômico de Campinas- IAC (2006).

O óleo do girassol também pode ser utilizado como combustível, pesquisas feitas (SMIRDELE, O. J. EMBRAPA-2001) apontam que a utilização do biodiesel produzido através do óleo de girassol, além de ser uma alternativa ecológica e barata, não apresentou nenhum dano aos equipamentos além dos adquiridos normalmente, e teve rendimento por litro 10% maior em relação ao diesel comum.

Na silagem o girassol se apresenta como mais uma opção aos pecuaristas que buscam alternativas para reduzir custos com maiores benefícios na alimentação do rebanho. O ganho de peso em animais e produção de leite, de maneira geral, mostra resultados similares para as silagens de milho e de girassol. No entanto, por ser alimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com