Perfil profissional de um assistente social
Artigo: Perfil profissional de um assistente social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Juvanete • 3/9/2014 • Artigo • 503 Palavras (3 Páginas) • 583 Visualizações
Perfil do Profissional
A atuação do Assistente Social é mediatizada pela prestação de serviços sociais em instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil que têm suas ações voltadas à implementação de políticas setoriais e assistenciais. Atua ainda na gestão, planejamento e formulação de políticas, programas e projetos sociais; diagnósticos e pesquisas na área socioeconômica; e em empresas privadas e de economia mista, principalmente, na gestão de pessoas e de projetos de responsabilidade social, bem como na certificação de mercado. Também pode prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, inclusive, junto a Organismos Internacionais.
Áreas de saúde, educação, previdência social, assistência social (criança e adolescente, idoso, mulheres, negros), judiciário, Ministério Público, segurança pública, portadores de necessidades especiais, portadores de sofrimento mental, recursos humanos, organizações não governamentais, movimentos sociais, assessoria e consultoria, empresas.
Mercado de Trabalho
A demanda por profissionais formados em Serviço Social é crescente no país, segundo dados do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). Em grande parte, essa crescente demanda decorre das novas exigências legais e requisições das organizações públicas e privadas, que requer um profissional capacitado para atuar junto à gestão, planejamento e execução de políticas, programas e projetos sociais, bem como no assessoramento e consultoria em diversas áreas.
Dentre os seus principais empregadores, ganham destaque os diversos órgãos do poder público federal, estadual e municipal como o Ministério Público; Tribunal de Justiça; Forças Armadas Brasileira; Polícia Federal; Polícia Militar e Civil; Penitenciárias; Órgãos da administração que atuam na área da saúde, assistência social, educação, habitação, criança e adolescente, idoso, pessoas com deficiência, previdência social, e demais políticas setoriais; Hospitais, Maternidades e Unidades Básicas de Saúde; Organizações Não Governamentais; Institutos, entidades e Fundações Ambientais. Assistentes Sociais podem trabalhar junto a outras categorias: profissionais da psicologia, da educação, da enfermagem, do direito, dentre outras.
Está em amplo crescimento devido às novas exigências legais e necessidades das organizações. A terceirização de parte dos serviços sociais e de saúde do governo para ONGs faz crescer a procura por assistentes sociais para gerir e implementar políticas nessas áreas. “O assistente social atua no campo das políticas públicas em geral, com o objetivo de viabilizar o acesso da população à saúde, previdência, habitação e assistência social”, explica Maria Liduina de Oliveira e Silva, vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social e coordenadora do curso da Unifesp. Mas a maior parte das vagas ainda é no setor público, nos níveis federal, estadual e municipal. Programas governamentais, como o Bolsa Família e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), sempre necessitam repor seus quadros. Nas ONGs, as contratações são realizadas sem a necessidade de concurso público. O Projeto
...