Plano De Contas
Artigos Científicos: Plano De Contas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yolanda • 31/5/2014 • 723 Palavras (3 Páginas) • 304 Visualizações
RESUMO
A reunião de todas as contas de um sistema de registros é denominada de Plano de Contas. Antes de qualquer outra característica, um plano de contas presta à estruturação da contabilidade da entidade e possibilitar o controle de suas operações.
Palavra Chave: Contabilidade - Plado de Contas - Registros - Estruturação.
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO...................................................................................................................4
2 – PLANO DE CONTAS........................................................................................................5
2.1 – Definição das Contas.........................................................................................................5
2.2 – Codificação das Contas.....................................................................................................6
3 - MODELO DE PLANO DE CONTAS.............................................................................. 7
4 - DEMOSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO.............................................. 8
5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................................9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................10
1 – INTRODUÇÃO
Plano de Contas é o elenco de contas com funções previamente determinadas, destinado a conduzir o registro sintético e analítico dos fatos contábeis ocorridos no patrimônio da entidade. Na linguagem contábil, o termo conta significa a representação gráfica dos diversos componentes patrimoniais e redituais de uma organização, ou seja, seus bens, direitos, obrigações, receitas, custos e despesas, os quais são classificados em grupos de acordo com a sua natureza.
2 – PLANO DE CONTAS
Um bom plano de contas deve seguir alguns preceitos básicos para ser funcional e ao mesmo tempo completo. Assim podemos afirmar que o plano de contas ideal deve:
1. Incluir o maior número possível de contas que possam ser utilizadas para o qual foi elaborado.
2. Ser planejado de forma a permitir a inclusão de qualquer conta nova sem alterar a codificação das já existentes.
3. Facilitar a elaboração de balancetes e balanços, evidenciando o Ativo, o Passivo e os resultados.
4. Utilizar codificação que facilmente identifique as contas.
5. Distinguir claramente as contas patrimoniais das de resultado.
6. Facilitar o levantamento de informações específicas para fins administrativos, fiscais e dezenas de outros regulamentos específicos para determinados tipos de empresas.
Apesar de existirem diversas contas em um plano, apenas algumas recebem lançamentos; estas são intituladas contas analíticas, mas também existem as contas sintéticas, assim diferenciadas:
• Conta Analítica: É a conta que expressa o item específico do patrimônio e registra a existência dos vários fatos que afetam tal item. Pode ser entendida como sendo o objeto do lançamento contábil.
• Conta Sintética: É um tipo de conta mais genérica, envolvendo uma série de outras contas correlatas, sendo o grupo centralizador das várias contas que possuem a mesma espécie ou natureza.
2.1 – Definição das Contas
A escrituração contábil de uma empresa abrange um número bastante elevado de procedimentos e estes visam o registro de todos os fatos de forma padronizada.
• Identificação dos fatos patrimoniais;
• Classificação correta;
• Registro contábil;
• Geração dos demonstrativos e
• Estruturação dos fluxos das ocorrências.
Para que a classificação do fato ocorra corretamente, é necessário atribuí-lo a uma conta correspondente que esteja em consonância com a natureza do evento. Em resumo, a conta tem a função de organizar o patrimônio e evidenciar os fatos que alteram sua estrutura qualitativamente ou quantitativamente.
2.2
...