Platelmitos
Tese: Platelmitos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jesantin • 11/10/2013 • Tese • 584 Palavras (3 Páginas) • 488 Visualizações
Platelmintos
(VERMES)
As planarias possuem dois olhos muito simples na cabeça chamados Ocelos.Eles são capases de perceber a luz,mas não conseguem formar imagens.
O que são Platelmintos
Platelmintos são animais da fila Platyhelminthes (do grego platy-achatado-helmins =vermes),pertence ao reino.Animalia.São considerados vermes ,tais como o são considerados os integrantes dos filos Nematelmintos e Anelideos.
O corpo é constituído por três chamados.Primeiramente,há epiderme uniestratificado.Abaixo,há duas camadas musculares,sendo a primeiro composto por Musculo circulares e a segunda por músculos longitudinais.A esse conjunto da-se o nome de tudo músculo-dermatico.Tal tubo atua na proteção,locomoção e como esqueleto.
Nos platelmintos de vida livre,a epiderme apresenta Cilios,relacionados com a locomoção.Ja nos parasitas,há cutícula evoluindo o tubo,músculos-dermatico,conferindo-lhe resistência a ação dos sucos digestivos.
Esses vermes são trilelasticos acelamadas .Como consequência disso não Forman completamente alguns sistemas (respiratórios,digestorio).Outra consequência é a sua forma achatada.
Caracteristicas gerais
Os platelmintos podem ser de vida livre ou parasitas de outros animais inclusive seres humanos.Os de vida livre habitam os mais variados ambientes-mar ,água doce e terra,preferindo umidade encontrada pedras e troncos podres.Se reproduzem sexuadamente,mas podem reproduzir assexuadamente.
A maioria é hermafrodita ou monoica,e ou que tem sexos separados podem apresentar demarfimo sexual.As formas parasitas apresentam estágio larval e as de vida livre,não.É o caso do Schistacema mansoni,que causa teníase e a asticercose.
Revesti mento externamente a corpo,existe a epiderme um epitélio derivaldo do ectoderma embrionário:Internamente a intestico é revestido soc epitélio de origem do endoderma do endoderma do ambrião.
Doenças causadas pelo merme
Doença=ASCARIDÍASE
Ciclo de vida=Os vermes adultos vivem no intestino huimano,onde se reproduzem.Os ovos são eliminados pelos poros genital das fêmeas e misturam-se com as fezes do ser humano,esses ovos eclodem no intestino ,dando origem a lavas que perfuram a parede intestinal e caem na corrente sanguínea .Passam pelo fígado,coração,chegando aos pulmões.Perfuram os alvéolos pulmonares e sobem pelos brônquios até atingir a faringe .São novamente deglutidos e, ao atingirem o intestino,dão origem aos vermes adultos,reiniciando o ciclo.
*MODO DE TRANSMISSÃO=ingestão de alimentos e de água contaminados por ovos de lombriga.É um parasita MONOXENO,pois seus ciclos de vida se completa em apenas um hospedeiro.Quando há necessidade de dois hospedeiros,os parasitas são chamados de HETEROXENOS.
SINTOMAS=Colidas intestinais e náusea pela presença do parasita no intestino;manchas brancas na pele em decorrência de toxinas eliminadas pelo parasita;bronquite e pneumonia em decorrência de migração de larvas do parasita respectivamente para brônquios e pulmões.
DOENÇA: Ancilostomose,necatoríase,opilação ou amarelão
Ciclo
...