Polimeros
Seminário: Polimeros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arreleb • 14/11/2014 • Seminário • 440 Palavras (2 Páginas) • 135 Visualizações
HISTÓRICO
- 1862: O químico inglês Alexandre Parkes patenteou a "Parkesina", material celulósico obtido do tratamento de resíduos têxteis com acido sulfúrico em presença de óleo de rícino. A impossibilidade de obter o produto com boas propriedades e a custos compatíveis, fez com que o mesmo deixasse o mercado.
- 1870: John Wasley Hyatt, nos EUA, patenteou um processo alternativo da fabricação da parkesina, utilizando a cânfora em lugar do óleo de rícino. O produto denominado "Celulóide", usado durante várias décadas para fabricar cabos de talheres, dentaduras, bolas de bilhar, armações de óculos, etc.
- 1907: O belga Leo Baekeland fabrica uma resina a base de fenol e formaldeido que passou a ser chamada de Baquelite, substituindo o celulóide com vantagens.
Acetato de celulose 1916 PVC 1927
Poliestireno 1930 Poliamida 1938
Polietileno BD 1939 Poliéster Insaturado 1941
Polietileno AD 1955 Polipropileno 1959
CONCEITOS
- Materiais Plásticos: podem ser definidos como um grupo de materiais sintéticos, cujo constituinte principal é o polímero, geralmente de origem orgânica, que em algum estágio de sua fabricação adquiriram condições plásticas, pelo emprego de calor e/ou pressão, no qual foram moldados.
- Polímeros: são materiais orgânicos (ou eventualmente inorgânicos) de elevado peso molecular, de origem natural ou sintética, formados pela repetição de pequenas unidades químicas, chamadas meros.
- Monômeros: São moléculas simples, que dão origem à unidade de repetição (mero) de um polímero.
- Polimerização: é o conjunto de reações que provocam a união de pequenas moléculas para a formação das macromoléculas que compõe o material polimérico. Podem ser classificadas em homopolimerizações e copolimerizações, conforme o tipo de reação que se desenvolve as polimerizações, que podem ser poliadições ou policondensações.
- Termolásticos: são materiais plásticos capazes de ser repetidamente amolecidos pelo aumento da temperatura e endurecidos pela diminuição da mesma. São exemplos: Polietileno (PE), Polipropileno (PP), Poliestireno (PS), Poliamida (PA) (nylon) e Policloreto de Vinila (PVC).
- Termofixos: são materiais plásticos que após a cura com ou sem aquecimentos, não podem ser reamolecidos por aquecimento. São exemplos: Baquelite, Epóxi, Poliéster Insaturado.
- Elastômeros: são polímeros que, na temperatura ambiente, podem ser estirados repetidamente a pelo menos duas vezes o seu comprimento original, devendo retornar ao comprimento original após o esforço de estiramento.
- Peso Molecular: consiste na soma dos pesos dos átomos que compõe a sua molécula. Uma vez que num polímero não se tem todas as moléculas de mesmo tamanho, o peso molecular de um polímero sempre é tratado em termos de valores médios.
FONTES DE OBTENÇÃO
Nos dias de hoje,
...