Ponto De Ebulição
Dissertações: Ponto De Ebulição. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 18/3/2015 • 1.472 Palavras (6 Páginas) • 1.001 Visualizações
Escola Técnica Estadual de Suzano
Experimento nº 01
PONTO DE EBULIÇÃO E
CURVA DE EBULIÇÃO
Vitória Marques Mariano
1º QUIN
Tópicos em Química Experimental
Profª Marli Emiliano
Suzano
03/2015
Introdução
Vaporização
Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento.
Se for realizada lentamente chama-se evaporação, se for realizada com aquecimento rápido chama-se ebulição.
O ponto de ebulição designa a temperatura à qual uma substancia passa do estado líquido para o gasoso. À medida que um líquido é sujeito ao aquecimento, as suas moléculas adquirem mais energia, aumentando a rapidez dos seus movimentos. À superfície do liquido ocorre a passagem de liquido a vapor. As substâncias puras possuem temperaturas de ebulição constantes enquanto as substâncias impuras, as misturas, não possuem temperaturas definidas, quanto mais impurezas, maior será a faixa de temperatura de ebulição.
1. Objetivos
• Determinar experimentalmente os pontos e as curvas de ebulição da Água Destilada (Pura) e da Água destilada junta com o Cloreto de Sódio (Mistura) e assim poder estar aprimorando técnicas dentro do laboratório.
2. Parte experimental
3.1 Materiais, equipamentos e reagentes
Materiais e Equipamentos
- Balança semi-análitica (desvio de +/- 0,01 g) - Espátula
- Bico de bunsen - Bagueta de vidro ( exp. 2)
- Suporte Universal - Pisseta
- Tela de Amianto - Béquer de 100 mL
- Argola - Proveta 100 mL
- Termômetro ( -10 °C á 150 °C ) - Tripé de Ferro
Reagentes
- Água destilada
- Cloreto de Sódio
2.2 Procedimento
PARTE A : Ebulição de substância pura: Água destilada.
O procedimento teve inicio na montagem da aparelhagem onde estaria o suporte universal com a argola, na qual estava presa o termômetro. Após isto foi adicionado 70 mL de água destilada no béquer de 100 mL e foi mergulhado o termômetro até o meio do liquido para se definir as temperaturas. Foi colocado o tripé de ferro junto com a tela de amianto para a sustentação do vidro de béquer com a substância que será aquecida pelo bico de bunsen. Depois de iniciar o aquecimento anotamos a temperatura inicial, e respectivamente de um em um minuto as demais temperaturas junto com o tempo, tudo isto por 15 minutos, até a substância chegar ao seu ponto de ebulição.
2.2.1 Procedimento
PARTE B: Ebulição de Mistura: solução aquosa de cloreto de sódio.
Utilizando novamente a mesma aparelhagem, exceto a tela de amianto e o vidro de béquer por estarem aquecidas ainda.Com o auxilio da proveta de 100 mL foi medido 70 ml de água destilada,que logo após foi colocada no vidro de béquer de 100mL. Após isto com o auxilio de um béquer e de uma espátula foi pesado na balança semi-analitica 20 g de cloreto de sódio que logo após foi colocado junto a água do outro béquer, que com o auxilio da bagueta de vidro foi dissolvido completamente. Logo após foi mergulhado o termômetro até o meio do liquido que seria aquecido. Depois do inicio do aquecimento anotamos a temperatura inicial, e respectivamente de um em um minuto as demais temperaturas junto com o tempo, tudo isto por 15 minutos, até a substância chegar ao seu ponto de ebulição.
3. Resultados e discussões
Comparação da curva de ebulição da substância pura H²O e da mistura H²O + NaCl
Temperatura (°C)
Tempo Substância Pura Substância Mista
Inicio 26°C 26°C
1min 31°C 30°C
2min 41°C 42°C
3min 51°C 53°C
4min 62°C 65°C
5min 73°C 76°C
6min 81°C 85°C
7min 90°C 93°C
8min 95°C 100°C
9min 97°C 102°C
10min 97°C 102°C
11min 97°C 103°C
12min 97°C 104°C
13min 97°C 103°C
14min 97°C 104°C
15min 97°C 103°C
No procedimento A tudo ocorreu como foi planejado, geralmente acontecem alguns desvios de temperatura as vezes devido ao ambiente onde é realizado o procedimento. A água destilada a cada um minuto no começo aumentava-se em torno de 10°C, logo depois foi começando a demorar um pouco para aumentar a temperatura e aos nove minutos do procedimento ela já se estabilizou mantendo temperatura de 97°C constante até o final do procedimento.
No procedimento B ocorreu tudo corretamente, repetindo novamente geralmente pode ocorrer alguns desvios de temperatura as vezes devido a o ambiente onde é realizado o procedimento. A solução aquosa de cloreto de sódio não manteve uma temperatura constante no final do procedimento pois oscilou bastante ficando entre 103°C e 104°C.
4. Conclusão
Conclui-se que tanto a substância A quanto a substancia B obteve bons resultados. Sabe-se tambem que uma solução mista demora mais para iniciar a sua temperatura de ebulição e nao se mantem estabilizada, ao contrario da pura que iniciou sua temperatura de ebulição rapidamente e se manteve estabilizada aos nove minutos do procedimento.
REFERÊNCIAS
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfSKsAK/relatorio-ponto-ebulicao-curva-ebulicao
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/ponto-ebulicao.htm
ANEXO
Questões
1. Com os dados obtidos construir gráficos de temperatura x tempo ( temperatura na ordenada e tempo na abscissa), em papel milimetrado, para a substancia pura e para a mistura.
2. O que é ponto de ebulição ?
À temperatura a que uma substância passa do estado líquido para o estado gasoso, da-se o nome de Ponto de Ebulição.Por exemplo, a água pura passa do estado líquido para o estado gasoso à temperatura de 100°C. Diz-se por isso que o ponto de Ebulição da água pura é de 100°C.
3. O que ocorre com a temperatura durante a ebulição de uma substância pura ? E de uma Mistura ?
Durante a Ebulição de uma substância pura, a temperatura se mantém constante. Já em uma mistura, a temperatura não tem uma constante, ou seja, ela possui oscilações
4. Procure na literatura, o ponto de ebulição de 5 substâncias puras e que sejam líquidas á temperatura ambiente.
R: Etanol - 78° C ,Mercúrio- 357° C, Bromo- 59° C,Benzeno- 80° C, Metanol- 65° C.
5. Esboce de ebulição o gráfico da temperatura X tempo para a curva de ebulição de uma mistura azeotrópica contendo 96% de álcool etílico e 4% de água (v/v). Indique no gráfico as fases de agregação da matéria correspondentes a cada trecho. Dados : PE água = 100° C ; PE etanol = 78,4°C ; PE da mistura azeotrópica = 78,2 ° C
...