Ponto De Fusão
Monografias: Ponto De Fusão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: crv1996 • 5/4/2014 • 271 Palavras (2 Páginas) • 298 Visualizações
Ponto de fusão é a temperatura em que uma substância passa do estado sólido passa o estado líquido. Se as moléculas desta substância estiverem fortemente ligadas umas às outras, a temperatura necessária para separá-las deve ser elevada, para dispô-las em sua nova forma, o líquido (exemplo: alumínio que apresenta ponto de fusão em torno dos 660°C). Neste estado às partículas não podem se afastar muito umas das outras e nem se aproximar demais. Por isso, suas características físicas são intermediárias entre sólidos e gases. Substâncias diferentes possuem pontos de fusão diferentes, que as caracterizam. Por exemplo, compostos orgânicos com propriedades semelhantes como os hidrocarbonetos parafínicos são difíceis de distinguir, pois têm atividades químicas praticamente idênticas. No entanto, o ponto de fusão não é o mesmo, e sua determinação serve para identificar um hidrocarboneto, separando-o dos demais.
A pureza de uma substância também influi grandemente no valor de seu ponto de fusão, podendo reduzi-lo ou aumentá-lo. Portanto, através do ponto de fusão pode também avaliar o grau de pureza de um sólido. Caso se trate de um cristal de substância pura ou de uma mistura eutética (são misturas que apresentam comportamento parecido com os das substâncias puras quando submetidas à fusão, apesar de serem formadas por dois elementos ou compostos distintos), a temperatura se manterá constante e apenas haverá formação do estado líquido gradativamente. Para algumas substâncias não existe ponto de fusão, pois elas se decompõem antes de se fundirem. A madeira, por exemplo, quando é aquecida não se funde, mas carboniza-se. A lignina e a celulose, constituintes da madeira, decompõem-se e transforma-se em substâncias voláteis. Muitas substâncias orgânicas e inorgânicas manifestam comportamento.
...