Ponto De Fusão
Pesquisas Acadêmicas: Ponto De Fusão. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: larissa_stos • 18/9/2013 • 860 Palavras (4 Páginas) • 842 Visualizações
Escola Técnica Estadual de Suzano
Experimento nº 2
Ponto de Fusão
Larissa Barros Santos Viana
Tópicos em Química Experimental
Prof.ª Marli Emiliano
Suzano, SP
2013
1. Objetivo
Determinar experimentalmente o valor do ponto de fusão de algumas substâncias.
2. Introdução
3. Materiais, equipamentos e reagentes
3.1 Materiais e equipamentos
- Almofariz com pistilo
- Bico de Bunsen
- Suporte universal
- Mufa
- Termômetro (-1ºC à 250ºC)
- Tubo capilar de vidro
- Anel de borracha ou barbante
- Tubo de Thielle
- Placa de Petri
- Béquer de 100mL
- Béquer de 1000mL
Esquema de montagem da aparelhagem:
Figura A. Ponto de fusão
3.2 Reagentes
- Ácido Benzóico;
- Uréia;
- Ácido Acetil Salicílico.
- Glicerina (líquido para banho)
3.3 Procedimentos:
3.3.1 Procedimento 1: Determinação do ponto de fusão do ÁCIDO BENZÓICO:
Pulverizou-se uma pequena porção de ácido Benzóico no almofariz limpo e seco. Fechou-se uma das extremidades de dois capilares na chama do bico de Bunsen e deixou-se esfriar. Empacotar o capilar com o ácido benzoico, batendo a extremidade aberta do capilar de 4 a 5 vezes na substância pulverizada e, seguir, soltar o capilar, coma extremidade aberta para cima afim de, compactar a amostra no interior do capilar. Prendeu-se através de um barbante, o capilar ao termômetro de tal forma que a parte que contém a amostra fique junto ao bulbo do termômetro. Colocou-se a glicerina no interior do tubo de Thielle. Montou-se a aparelhagem de acordo com a Figura A.
3.3.2 Procedimento 2: Determinação do ponto de fusão da URÉIA:
Pulverizou-se uma pequena porção da Uréia no almofariz limpo e seco. Fechou-se uma das extremidades de dois capilares na chama do bico de Bunsen e deixou-se esfriar. Empacotar o capilar com a Uréia, batendo a extremidade aberta do capilar de 4 a 5 vezes na substância pulverizada e, seguir, soltar o capilar, coma extremidade aberta para cima afim de, compactar a amostra no interior do capilar. Prendeu-se através de um barbante, o capilar ao termômetro de tal forma que a parte que contém a amostra fique junto ao bulbo do termômetro. Utilizou-se da aparelhagem conforme o procedimento anterior, substituiu-se a glicerina do interior do tubo de Thielle e reservou-se no béquer de 1000 mL.
3.3.3 Procedimento 3: Determinação do ponto de fusão do ÁCIDO ACETILSALICÍLICO (AAS):
Colocou-se uma certa quantidade de ácido acetil salicílico na placa de Petri limpo e seco. Fechou-se uma das extremidades de dois capilares na chama do bico de Bunsen e deixou-se esfriar. Empacotar o capilar com a Uréia, batendo a extremidade aberta do capilar de 4 a 5 vezes na substância pulverizada e, seguir, soltar o capilar, coma extremidade aberta para cima afim de, compactar a amostra no interior do capilar. Prendeu-se através de um barbante, o capilar ao termômetro de tal forma que a parte que contém a amostra fique junto ao bulbo do termômetro. Utilizou-se da aparelhagem conforme o procedimento anterior, substituiu-se a glicerina do interior do tubo de Thielle e reservou-se no béquer de 1000 mL.
4. Resultados e discussões
No procedimento 1, ácido benzóico, percebeu-se que, nas duas tentativas realizadas, a temperatura manteve-se estabilizada.
No procedimento 2, ureia, percebeu-se que, nas duas tentativas realizadas, a temperatura teve algumas oscilações.
No procedimento 3, ácido acetil salicílico, notou-se que ambas tentativas, houve oscilações nas temperaturas.
Procedimento 1: Ácido Benzoico
Tentativa Temperatura ºC inicial Temperatura ºC final
1 92 92
2 92 92
Procedimento 2: Ureia
Tentativa Temperatura ºC inicial Temperatura ºC final
1 122 140
2 107 125
...