Preparo E Diluição De Solução
Pesquisas Acadêmicas: Preparo E Diluição De Solução. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jpmartins_006 • 5/9/2014 • 860 Palavras (4 Páginas) • 282 Visualizações
DESENVOLVIMENTO:
OBJETIVO:
Preparar uma solução aquosa de NaCl a 2 g/L e diluir uma solução de HCl 1 mol/L para 0,01 mol/L.
INTRODUÇÃO TEORICA:
Este relatório tem como finalidade descrever experiências realizadas no laboratório de química, através da observação obtida a partir da preparação de uma solução aquosa de NaCl e da diluição de uma solução de HCl, utilizando substâncias e equipamentos necessários, tendo sempre em consideração os princípios de segurança desse ambiente. As duas experiências anteriores foram feitas com conhecimentos passados pela professora antes e durante o mesmo.
Ao observarmos a natureza, dificilmente encontramos substâncias totalmente puras. Somos rodeados por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. O nome “solução” é dado às misturas homogêneas. Sendo assim, misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme podem ser chamadas de “soluções”.
A partir desse contexto, temos que numa solução, o soluto são as substâncias dissolvidas em outra substância presente em maior proporção, que é conhecido por solvente, em outras palavras: aquilo que dissolve.
No nosso dia-a-dia, as soluções de sólidos em líquidos são as mais comuns de serem encontradas. Um exemplo muito conhecido, mas que nem todos se dão conta é o soro fisiológico (água + NaCl), que foi o produzido em nosso experimento. Neste caso, utilizou-se o NaCl como soluto e a água como solvente, já que a mesma é conhecida por ser solvente universal. Esse tipo de solução é chamado de “solução aquosa”.
EXPLORAÇÃO DA PARTE TEÓRICA:
• Por que se coloca a água antes do ácido para a diluição de uma solução?
Trata-se de uma questão de segurança, porque quando se coloca pouca água num grande volume de ácidos forte, essa pequena quantidade de água é insuficiente para receber todo o calor que é liberado na dissociação do ácido, assim ela aquece e entra em ebulição rapidamente, podendo espirrar e provocar algum acidente. Já quando acontece o contrário, ou seja, quando o ácido é despejado num volume maior de água, essa maior quantidade de água é suficiente para receber o calor liberado sem causar uma grande variação na temperatura da solução, evitando então que ela entre em ebulição e espirre. Portanto é mais seguro preparar uma solução adicionando-se o ácido na água, do que água no ácido.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
• Becker
• Balão volumétrico
• Água
• Piceta
• Vidro de relógio
• Bastão de vidro
• Funil
• NaCl (cloreto de sódio)
• HCl (ácido clorídrico)
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS:
O experimento foi dividido em duas partes:
PARTE 1 – Preparo de solução:
Primeiramente o vidro de relógio foi posto na balança e tarado. Em seguida pesou-se 0,2 g de NaCl em cima do vidro de relógio, e logo após, a substância foi transferida para o Becker e foi adicionado água suficiente para dissolvê-la, por volta de 4 vezes. Após ser misturada com o bastão de vidro, a solução foi transferida para o balão volumétrico, com a ajuda de um funil e, em seguida, foi completada com água até o traço de referência, que neste caso indicava 100 ml. Ao final, a solução foi agitada, lentamente, para formar uma mistura homogênea.
PARTE 2 – Diluição de solução:
Primeiramente colocou-se cerca de 70 ml de água no balão volumétrico, com a ajuda de um funil. Em seguida foi depositado no mesmo cerca de 1 ml de ácido clorídrico. E finalmente, o balão volumétrico foi completado de água até o traço de referência.
CÁLCULOS E RESULTADOS:
PARTE 1:
Foi pedido uma solução de 2 g/L de NaCl; portanto:
HCl - Água
2 g/L { 2 g – 1 L
x – 0,1 L
x = 0,2g
...