TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produzindo Chuva ácida

Dissertações: Produzindo Chuva ácida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

Produzindo a chuva ácida

1-Introdução

A chuva ácida é um tipo de precipitação pluviométrica com presença de gases poluentes (derivados da queima de combustíveis fósseis) misturados com água, formando compostos ácidos (ácido sulfúrico e nítrico, por exemplo).

Ela é formada por diversos ácidos como, por exemplo, o óxido de nitrogênio e os dióxidos de enxofre, que são resultantes da queima de combustíveis fósseis. Quando chegam à terra no formato de chuva ou neve, estes ácidos danificam o solo, as plantas, as construções históricas, os animais marinhos e terrestres etc. A chuva ácida pode até mesmo causar o descontrole de ecossistemas, ao exterminar algumas espécies de animais e vegetais. Causando a poluição de rios e fontes de água, a chuva pode também prejudicar diretamente a saúde das pessoas, provocando doenças do sistema respiratório.

A precipitação ácida com origem industrial é um sério problema em países onde se queimam carvões ricos em enxofre para gerar calor e eletricidade como a China e a Rússia. Embora com outras origens, com destaque para o tráfego automóvel, o problema afeta vastas regiões da Europa e da América do Norte.

O problema da precipitação ácida tem crescido com o aumento da população e com a industrialização, abrangendo áreas crescentes do planeta, com destaque para a Índia e o sueste asiático. O uso de altas chaminés industriais para dispersar os gases emitidos tem contribuído para aumentar as áreas afetadas, já que os poluentes são injetados na circulação atmosférica regional, atingindo vastas áreas a sota-vento do ponto de emissão. Em resultado, é comum a deposição ocorrer a considerável distância do ponto de emissão, com as regiões montanhosas a receberem a maior parte da acidez precipitada (simplesmente por serem áreas de maior precipitação devido às chuvas de montanha). Um exemplo destes efeitos é a grande acidez da precipitação na Escandinávia quando comparada com as emissões relativamente baixas ali produzidas.

2-Objetivo

Desenvolver através do experimento a simulação da chuva ácida.

3-Metodologia

3.1- Materiais

Enxofre em pó; pétalas de flor vermelha; papel de tornassol azul; água; pires

(vidro de relógio); recipiente de vidro; caixa de fósforos ou isqueiro.

3.2- Parte 1 

Procedimento Experimental:

Pegou pétalas de uma flor rosa e colocou em um vidro relógio, após foi colocado em cima das pétalas enxofre e observou o que ocorreu. Pegou papel de tornassol azul e colocou em outro vidro relógio e ao mesmo adicionou enxofre, observou. Ainda com o papel de tornassol azul, pegou o papel e umedeceu com água e adicionou enxofre e observou o que aconteceu.

3.3- Parte 2

Procedimento experimental

Colocou inicialmente água em um vidro relógio. Depois em outro viro relógio colocou pétalas de flor rosa, juntamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com