Produzindo Chuva ácida
Dissertações: Produzindo Chuva ácida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: beatrizdantas • 18/3/2015 • 634 Palavras (3 Páginas) • 237 Visualizações
Produzindo a chuva ácida
1-Introdução
A chuva ácida é um tipo de precipitação pluviométrica com presença de gases poluentes (derivados da queima de combustíveis fósseis) misturados com água, formando compostos ácidos (ácido sulfúrico e nítrico, por exemplo).
Ela é formada por diversos ácidos como, por exemplo, o óxido de nitrogênio e os dióxidos de enxofre, que são resultantes da queima de combustíveis fósseis. Quando chegam à terra no formato de chuva ou neve, estes ácidos danificam o solo, as plantas, as construções históricas, os animais marinhos e terrestres etc. A chuva ácida pode até mesmo causar o descontrole de ecossistemas, ao exterminar algumas espécies de animais e vegetais. Causando a poluição de rios e fontes de água, a chuva pode também prejudicar diretamente a saúde das pessoas, provocando doenças do sistema respiratório.
A precipitação ácida com origem industrial é um sério problema em países onde se queimam carvões ricos em enxofre para gerar calor e eletricidade como a China e a Rússia. Embora com outras origens, com destaque para o tráfego automóvel, o problema afeta vastas regiões da Europa e da América do Norte.
O problema da precipitação ácida tem crescido com o aumento da população e com a industrialização, abrangendo áreas crescentes do planeta, com destaque para a Índia e o sueste asiático. O uso de altas chaminés industriais para dispersar os gases emitidos tem contribuído para aumentar as áreas afetadas, já que os poluentes são injetados na circulação atmosférica regional, atingindo vastas áreas a sota-vento do ponto de emissão. Em resultado, é comum a deposição ocorrer a considerável distância do ponto de emissão, com as regiões montanhosas a receberem a maior parte da acidez precipitada (simplesmente por serem áreas de maior precipitação devido às chuvas de montanha). Um exemplo destes efeitos é a grande acidez da precipitação na Escandinávia quando comparada com as emissões relativamente baixas ali produzidas.
2-Objetivo
Desenvolver através do experimento a simulação da chuva ácida.
3-Metodologia
3.1- Materiais
Enxofre em pó; pétalas de flor vermelha; papel de tornassol azul; água; pires
(vidro de relógio); recipiente de vidro; caixa de fósforos ou isqueiro.
3.2- Parte 1
Procedimento Experimental:
Pegou pétalas de uma flor rosa e colocou em um vidro relógio, após foi colocado em cima das pétalas enxofre e observou o que ocorreu. Pegou papel de tornassol azul e colocou em outro vidro relógio e ao mesmo adicionou enxofre, observou. Ainda com o papel de tornassol azul, pegou o papel e umedeceu com água e adicionou enxofre e observou o que aconteceu.
3.3- Parte 2
Procedimento experimental
Colocou inicialmente água em um vidro relógio. Depois em outro viro relógio colocou pétalas de flor rosa, juntamente
...