ProfessorMateus
Trabalho Universitário: ProfessorMateus. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ProfessorMateus • 8/3/2015 • 523 Palavras (3 Páginas) • 160 Visualizações
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Departamento de Ciências Exatas e Naturais - Campus Itapetinga
Docentes: Isaías A. Alves, Mateus Rodrigues e Paulo Henrique.
Discentes:
Roteiro da Prática-1: Titulação por Neutralização
Introdução
Para a realização da titulação é necessário o uso de indicadores ácido-base nas soluções que contém o padrão primário. Um indicador ácido-base é solúvel em água e sua cor depende do pH do meio. A mudança rápida de pH que ocorre durante a titulação é sinalizada por uma mudança instantânea da cor do corante, em resposta ao pH, pois este possui uma determinada cor em meio ácido e outra em meio básico. Mas o que exatamente está presente nessas espécies químicas que faz com que um neutralize o outro? O segredo está nos íons presentes: H+ e OH-. Para que ocorra a neutralização total do ácido e da base é preciso que a quantidade de íons OH- seja igual à quantidade de íons H+, o que pode ser verificado na equação que representa o processo:
1 H+ + 1 OH- → 1 H2O
Podemos acompanhar um exemplo prático da reação de neutralização em nosso cotidiano: no preparo de uma simples limonada. Sabemos que o limão possui acidez, pois nele está presente o ácido cítrico o que fazer então para amenizar o gosto acre no suco desta fruta? É preciso acrescentar uma base, neste caso é comum o uso de Bicarbonato de sódio (NaHCO3) para neutralizar a ação do ácido e deixar a limonada mais saborosa.
Agora você já sabe como aplicar o conteúdo aqui exposto em situações de seu dia a dia? Por exemplo, como deixar a salada de verduras com um gostinho picante? Qual o segredo de um molho de tomate menos ácido?
Objetivo
Realizar a titulação de um ácido do cotidiano por meio da reação de neutralização.
Questão prévia
Como um fabricante de vinagre controla o teor de acido acético em seu produto?
Cuidados!
Ao manipular as soluções não as deixe entrar em contato com a pele. O NaOH (soda cáustica) causa queimaduras em contato com a pele. Em caso de acidente, lave a região afetada com agua corrente.
Materiais e reagentes
- 2 seringas descartáveis sem agulha de 10 mL;
- 3 erlenmeyers de 50 mL (ou copos de vidro transparente);
- 100 mL de solução de hidróxido de sódio (ou soda cáustica) 0,1 mol/L padronizada;
- 50 mL de vinagre branco;
- Solução indicadora de fenolftaleína ou de repolho roxo.
Procedimento Experimental
1. Utilizar a seringa descartável, adicionar 10 mL de vinagre em um erlenmeyer (ou copo de vidro). Acrescente 2 a 3 gotas de fenolftaleína (ou 10 mL de solução indicadora de repolho roxo)
2. Encha a outra seringa descartável com a solução padronizada de hidróxido
...