Questionário II - Ciências Sociais - Unip
Monografias: Questionário II - Ciências Sociais - Unip. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: THAIS2813 • 1/9/2014 • 1.402 Palavras (6 Páginas) • 4.003 Visualizações
Pergunta 1
A globalização econômica estimulou um amplo processo de modernização das empresas, com grande aumento da competitividade dos mercados, que levaram à redução de custos. Indique o efeito negativo desse processo de globalização.
Resposta
Resposta Selecionada: A. Ampliação do desemprego em vários países do mundo.
Pergunta 2
“O mundo está ficando cada vez menor.”
A frase anterior expressa certo senso comum na atualidade, quando observamos que empresas europeias estão fabricando seus produtos na Ásia. A China enche o mercado estadunidense com seus produtos. O fascínio pelas mercadorias importadas, a flexibilização do processo de produção e a incorporação de novas tecnologias são indicativos da:
Resposta
Resposta Selecionada: E. Globalização dos mercados.
Pergunta 3
A violência urbana é grande em países em que funcionam mal os mecanismos de controle social, político e jurídico. Países com instituições frágeis e com profundas desigualdades econômicas e países ricos têm sido alvo do aumento da violência.
Analise as afirmativas a seguir:
I - Fenômeno disseminado em grandes cidades, a violência urbana é determinada por valores culturais, sociais, econômicos, políticos e morais de uma sociedade.
II - A violência urbana não é uma preocupação exclusivamente brasileira, mas sim uma questão que preocupa tanto os países em desenvolvimento como os desenvolvidos.
III - O fenômeno da violência urbana está restrito aos grandes centros. Esse problema não é encontrado em pequenos centros urbanos, em todo o país, onde recentemente as manchetes dos jornais mostram diminuição no número de assaltos, homicídios e outros atos de violência, o que tem contribuído para a migração da população para essas áreas.
IV - A solução para o problema da violência urbana envolve não apenas a questão da segurança pública, mas também questões como melhoria do sistema de educação, moradia, oportunidades de emprego, entre outros fatores e requer uma grande mudança nas políticas públicas e na sociedade como um todo.
Resposta
Resposta Selecionada: C. I, II e IV estão corretas.
Pergunta 4
Leia o texto a seguir:
“Art. 1o: A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”
(Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm. Acesso em 13/07/2011.)
A partir do texto Constitucional, podemos concluir que o poder emana do povo através:
Resposta
Resposta Selecionada: B. Do sufrágio universal, expressão dos anseios da maioria da população, assegura a escolha de governos que garantem ao povo os direitos de cidadania.
Pergunta 5
A questão da violência urbana (tráfico de drogas, jogo do bicho, crime organizado, corrupção policial etc.) tem atraído a atenção da imprensa, do governo e da opinião pública nos últimos anos, alcançando proporções alarmantes. Sobre as origens sociais desse grave problema social, podemos assinalar:
Resposta
Resposta Selecionada: D. A explosão populacional urbana, provocada pelo êxodo rural acelerado, e a exclusão social, provocada pelo desemprego e pela falta de perspectivas culturais, fornece a base social para a criminalidade urbana.
Pergunta 6
Mudanças na tecnologia e massificação da sociedade contribuíram para o crescimento da globalização. Hoje, o mundo se transformou num grande mercado, com informações circulando nos meios de comunicação de maneira veloz. Com a globalização, a sociedade internacional:
Resposta
Resposta Selecionada: D. Realizou feitos culturais importantes para a solidariedade entre os povos, apesar das dificuldades socioeconômicas existentes.
Pergunta 7
Quanto ao processo de precarização do trabalho, pode-se destacar, entre as ocupações não organizadas, a crescente quantidade de trabalhadores temporários, de meio período, freelancers, autônomos, internautas que se utilizam de meios eletrônicos (e-mails), contratados diversos e representantes independentes, além daquelas ocupações com ganhos flutuantes atrelados aos índices de desempenho, enterrando de vez a ideia de um futuro previsível assentado no emprego estável.
Antunes (2002) considera que a precarização do trabalho levou a mutações em que poucos se especializaram e muitos ficaram sem qualificação suficiente para introduzir-se nesse mercado de trabalho, engrossando a fila dos desempregados, gerando uma classe de trabalhadores fragmentada e dividida entre trabalhadores qualificados e desqualificados, do mercado formal e informal, jovens e velhos, homens e mulheres, estáveis e precários, imigrantes e nacionais etc., sem falar nas divisões que decorrem da inserção diferenciada dos países e de seus trabalhadores na nova divisão internacional do trabalho. Esse processo conduziu a destruição e/ou precarização do trabalho, sem paralelos em toda era moderna. A decorrência foi o desemprego e a informalidade, cuja característica desse setor informal é o trabalho isolado, muitas vezes inventando seu próprio trabalho, com grande mobilidade de atividades e horários flexíveis. O setor informal, segundo a OIT, já atinge cerca de 40%
...