TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica E O Aquecimento Global

Artigo: Quimica E O Aquecimento Global. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  3.156 Palavras (13 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 13

Química e o Aquecimento global

O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.

O aquecimento global acontece devido ao efeito estufa, que é um fenômeno físico, não químico, apesar de seus componentes serem moléculas de gases. Os gases de efeito estufa (CO2, CH4, N2O, vapor de água formam uma capa ao redor da atmosfera do planeta. Essa capa deixa passar os raios solares e refletem uma parcela deles de volta. Os raios que chegam à superfície aquecem o solo e o ar, e retornam sob forma de radiação infravermelha. A camada de gases deixa apenas uma parte dessa radiação passar, retendo outra, que serve para aquecer mais um pouco o solo e o ar. Como você vê, não há uma fácil solução, a não ser tentar estabilizar a quantidade destes gases na atmosfera.

As causas do aquecimento global são muito pesquisadas. Existe uma parcela da comunidade científica que atribui esse fenômeno como um processo natural, afirmando que o planeta Terra está numa fase de transição natural, um processo longo e dinâmico, saindo da era glacial para a interglacial, sendo o aumento da temperatura consequência desse fenômeno.

No entanto, as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura. Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo.

O degelo é outra consequência do aquecimento global, segundo especialistas, a região do oceano Ártico é a mais afetada. Nos últimos anos, a camada de gelo desse oceano tornou-se 40% mais fina e sua área sofreu redução de aproximadamente 15%. As principais cordilheiras do mundo também estão perdendo massa de gelo e neve. As geleiras dos Alpes recuaram cerca de 40%, e, conforme artigo da revista britânica Science, a capa de neve que cobre o monte Kilimanjaro, na Tanzânia, pode desaparecer nas próximas décadas.

Em busca de alternativas para minimizar o aquecimento global, 162 países assinaram o Protocolo de Kyoto em 1997. Conforme o documento, as nações desenvolvidas comprometem-se a reduzir sua emissão de gases que provocam o efeito de estufa, em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990. Essa meta tem que ser cumprida entre os anos de 2008 e 2012. Porém, vários países não fizeram nenhum esforço para que a meta seja atingida, o principal é os Estados Unidos.

Atualmente os principais emissores dos gases do efeito de estufa são respectivamente: China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Brasil, Japão, Alemanha, Canadá, Reino Unido e Coreia do Sul.

• Efeito Estufa e o Aquecimento Global no Planeta

Você já ouviu falar em Efeito Estufa? Os noticiários de televisão constantemente nos alertam sobre os problemas que o aquecimento global pode trazer para o planeta e as mudanças climáticas que este efeito ocasiona. Neste capítulo nós vamos entender as principais causas e consequências do chamado Efeito Estufa.

Para entendermos um pouco o que seria o efeito estufa, vamos fazer uma comparação com o que ocorre quando estacionamos um carro no Sol. O carro fica muito quente e a luz do sol passa pelo vidro, aquecendo tudo que está lá dentro; os corpos que estão dentro do carro emitem raios infravermelhos que ficam presos, pois não conseguem passar pelo vidro. Os infravermelhos estão associados ao calor porque os corpos, na temperatura normal, emitem radiação térmica no campo dos infravermelhos.

Em relação à luz, o gás carbônico tem uma ação parecida com o vidro: deixa passar a luz do Sol, mas não a luz infravermelha. Se na atmosfera temos gás carbônico, é como se a Terra estivesse coberta por um manto de vidro, como uma estufa. A luz do Sol passa e aquece a Terra. A luz infravermelha que sai é captada pelo gás carbônico e não consegue escapar. Por isso o planeta se aquece.

Esse aquecimento provocado pelo gás carbônico é o chamado Efeito Estufa.

Até certo ponto, isto é necessário. Se o calor escapasse todo da terra, ela se esfriaria e a vida no Planeta seria inviável. O problema, porém, se inicia com o excesso de gás carbônico e outros gases emitidos na atmosfera.

Quando utilizamos carro ou ônibus para a nossa locomoção, ocorre a liberação de gases, como o gás carbônico ou dióxido de carbono, liberados por veículos automotores. Esses gases são originados, dentre outras fontes, da queima de combustíveis, durante o processo de combustão. O gás carbônico é um dos grandes responsáveis pelo efeito estufa.

A energia do nosso planeta tem sido obtida na sua grande maioria de combustíveis fósseis, como o petróleo, o gás natural (metano) e o carvão. Portanto, a utilização destes materiais tem resultado num aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera.

A liberação de gás carbônico por veículos automotores e usinas produtoras de energia é agravada pela devastação e queima de florestas tropicais em países como o Brasil.

As árvores são como um filtro para o gás carbônico, pois, durante o processo de fotossíntese, as árvores absorvem o gás carbônico e devolvem o oxigênio para o ar. Mas quando são realizadas as queimadas, o gás carbônico é liberado para a atmosfera. Outros gases também contribuem para o efeito estufa, como o metano, produzidos pela atividade agrícola, principalmente em lavouras de arroz e na criação de gado; os clorofluorcarbonos, que são usados em aerossóis, indústrias de plásticos, aparelhos de ar condicionado; e o óxido nitroso, emitido por indústrias de fertilizantes químicos, e também pela queima de madeira e de combustíveis.

Logo: O efeito estufa é o aquecimento global do planeta, ou seja, a elevação da temperatura em razão do aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com