Reatividade Dos Metais - Conclusão
Casos: Reatividade Dos Metais - Conclusão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brunateodoro • 15/10/2014 • 272 Palavras (2 Páginas) • 4.959 Visualizações
Conclusão
O conhecimento prévio da fila de reatividade é muito importante para prever a ocorrência ou não de reação de deslocamento entre metais. Qualquer metal dessa fila pode ceder elétrons, ou seja, reduzir cátions de outro metal colocado á sua direita na fila. As reações observadas são de simples troca ou deslocamento, pois resultam da reação entre uma substância simples com uma substância composta, dando origem a uma nova substância simples e outra nova substância composta. Além da afinidade química, outros fatores influenciaram a ocorrência de reações entre os metais, como a quantidade de amostra que interferiu na velocidade da reação, e o aquecimento do meio que acelerou a reação.
Foi observada durante o experimento a relação entre a ocorrência de uma reação química e a diferença de reatividade entre os metais apresentados sendo que quando um metal de reatividade maior fosse apresentado a uma molécula contendo um metal com uma reatividade inferior, haveria uma troca simples do tipo “AB + C AC + B” caso as reatividades fossem semelhantes ou inferiores a reação química não iria ocorrer.
O magnésio deslocou o zinco porque é mais reativo do que ele, ou seja, o Mg está antes do Zn na fila de reatividade dos metais. A reação Zn + MgSO4 não ocorre porque o Zn, sendo menos reativo que o Mg, não o desloca de seus compostos, ou seja, o Zn vem depois do Mg na fila de reatividade.
A fila de reatividade nada mais é do que a tabela de potenciais normais de oxirredução (ver Tabela 1). Pode-se calcular a força eletromotriz (fem) ou voltagem (V) dessas reações utilizando a tabela dos potenciais normais de oxirredução.
...