TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio do projeto

Por:   •  10/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.852 Palavras (8 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 8

Histórico da instituição: Origem, Cultura organizacional, Símbolos, entre outros.

A ACIPP Associação Comunitária Integrada Paraguaçu Paulista, nome Fantasia Casa Abrigo, esta situada na Rua. Rui Ferreira da Rocha, n° 66- Barra Funda, Paraguaçu Paulista- SP.

A instituição foi criada em 16 de fevereiro de 1977, é uma associação civil de direitos privados sem fins econômicos com prazo indeterminado de duração, tendo como proposta inicial a intervenção a fatores de risco e vulnerabilidade voltados as criança, adolescentes e familiares, quando necessário promovendo assim o bem há todos sem preconceitos de origem e não se fazendo distinção alguma quanto à raça, condição social, credo político e religioso dos assistidos, sexo, cor idade e quaisquer outras formas de discriminação. A partir de 27/08/1996 criou e tornou-se mantenedora do projeto casa abrigo, atendendo toda a exigência contida na ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente oferecendo abrigo provisório e excepcional de acolhimento.

Na instituição o atendimento é personalizado para pequenos grupos de criança e adolescentes, cujos direitos básicos tenham sido violados ou ameaçados estendendo o atendimento á família quando em situação de vulnerabilidade e risco social. Este serviço de acolhimento evita o desmembramentos de grupos de irmãos e integra-os na comunidade local através de programas desenvolvidos no município. O serviço de acolhimento oferece fortalecimento dos vínculos familiar em vulnerabilidade de risco que vem determinar o acolhimento.

Finalidades e Objetivos da instituição:

Abrigar provisoriamente e excepcionalmente crianças e adolescentes cujos direitos básicos tenha sido ou ameaçados. Buscando aproximação das condições de vida familiar.

Manutenção e qualidade dos vínculos familiares e comunitários.

Superação da problemática que determinou o acolhimento.

Preservarem os vínculos familiares e comunitários buscando colocação em família substituta quando se esgotem os recursos para manutenção na família de origem.

Buscar que as crianças participem na vida da comunidade local (escolas, creches, centro de esporte e lazer, atendimento medico á saúde.)

A instituição desenvolve e proporcionam atividades de educação, cultura, saúde, nutrição, curso pré-profissionalizante, recreação, lazer e habitação que respondam aos interesses das faixas atarias da população atendida. Garantir participação dos abrigados na vida da comunidade, eventos cívicos e sociais.

As principais atividades da instituição: atendimento psicológico, farmacêutico, religioso, alimentação, atividades recreativas e de lazer; Encaminhamento médico, odontológico, escolar e atividades socioeducativas.

O publico alvo do acolhimento institucional da Casa Abrigo atente Crianças e Adolescente de 0 a 17 anos e 11 meses, de ambos os sexos, em situação de vulnerabilidade social, abandono, negligencia, maus tratos e situação de risco pessoal e social de suas famílias ou responsável.

2-DADOS DO PROJETO

2.1. Título Do Projeto

Viva a Leitura

2.2 LOCAL E DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

A ACIPP Associação Comunitária Integrada Paraguaçu Paulista, nome Fantasia Casa Abrigo, esta situada na Rua. Rui Ferreira da Rocha, n° 66- Barra Funda, Paraguaçu Paulista- SP.

2.3 ÁREA DE ABRANGÊNCIA ( EX: Região, bairro, cidade)

A ACIPP Associação Comunitária Integrada Paraguaçu Paulista, nome Fantasia Casa Abrigo,

Atendi o município de Paraguaçu Paulista, Roseta.

3. PROBLEMA DIAGNOTICADO

A falta do interesse sobre a leitura problema com a comunicação e o modo de se expressar.

4. OBJETIVO GERAL

O Objetivo geral foi encontra meios para trabalhar a questão do interesse das crianças e adolescentes pela leitura e os estudos, onde com o resultado poderá obter um melhor desempenho em funções diárias dentro das escolas e seu ambiente de descanso.

4.1 OBJETIVO ESPECÍFICO

Incentivar à leitura diária.

Inspirar as crianças e adolescentes escolher um livro para ler e estimulando sua auto estima.

E com isso as crianças e adolescentes pode obter vários benefícios com a leitura.

5. JUSTIFICATIVAS.

Devido às tecnologias do mundo moderno esta fazendo com que as pessoas deixam a leitura de livros de lado, o que resultou em crianças e adolescentes cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez, mas pobre.

O projeto viva a leitura foi através da orientação sobre a leitura é um modo de conhecer o mundo através dos livros e do conhecimento que tem como proposta habilitar possibilita e garantia uma aprendizagem, mas amplo.

A necessidade de fazer esse projeto e ensinar as crianças e adolescentes a ler e ajuda a atenção das crianças e estimular o aprendizagem.

O Projeto foi realizado com as crianças e adolescentes,

6. PÚBLICO ALVO/ BENEFICIARIO

Crianças e Adolescentes com a idade de 5 a 15 anos.

7. DESCRIÇÃO DO ESPAÇO FISICO E DOS RCURSOS INSTITUCIONAIS, FÍSICOS, MATERIAIS E HUMANOS NECESSÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES.

A ACIPP- Associação Comunitária Integrada de Paraguaçu Paulista é composta pela diretora Edna Maria Bonfim de Lima, Assistente Social Aparecida Cassemiro Rosa.

A instituição conta com 1 responsável administrativo, 1 motorista, 1 lavadeira, 1 cozinheira, 1 faxineira e 2 monitores.

7.1 RELAÇÃO DE ATIVIDADES E DATAS DE EXECUÇÃO

O Projeto “Viva a Leitura” realizado na ACIPP- Associação Comunitária Integrada de Paraguaçu Paulista, se deu inicio nas duas últimas semanas de outubro entre os dias 21 e 31 de 2014, com Levantamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com