Relatório De Química I Prática IX - TAMPÂO
Monografias: Relatório De Química I Prática IX - TAMPÂO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Whatsapp • 20/7/2014 • 416 Palavras (2 Páginas) • 435 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Centro de Ciências Agrárias
Relatório de Química I
Prática IX – TAMPÂO
Alunos:
Alegre, 17 de Fevereiro de 2014
1 INTRODUÇÃO
Soluções tampão são soluções que atenuam a variação dos valores de pH, mantendo-o aproximadamente constante, mesmo com adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases.
“É uma solução que contém um ácido mais a sua base conjugada, em concentrações aproximadamente iguais.” (RUSSEL,1994).
“As soluções tamponantes são misturas reguladoras do pH, que é formado por um ácido fraco e sua base conjugada, ou de uma base fraca com o seu ácido conjugado, pois atuam na faixa de pH de 4 a 10”. (Remião, et. al., 2003)
Tampão ácido é uma solução aquosa de um ácido fraco e sua base conjugada na forma de sal, estabiliza soluções no lado ácido da neutralidade, com pH < 7. Já um tampão básico é uma solução aquosa de uma base fraca com o seu ácido conjugado na forma de sal, ele estabiliza soluções no lado básico da neutralidade, com pH > 7.
Geralmente um tampão contém duas partes, Desta forma de ele pode neutralizar tanto um ácido quanto uma base. Segundo Le Chatelier, quando um ácido ou base é adicionado, o equilíbrio é deslocado, fazendo com que a solução permaneça em relativa neutralidade.
Também temos as soluções tamponantes presentes em nosso organismo, que serão responsáveis por funcionamentos biológicos que dependem do pH, como exemplo temos o sangue, que permite a manutenção das trocas gasosas, seu principal tamponante é um equilíbrio entre o acido carbônico e o bicarbonato, que evita variações de 0,3 unidades de pH que podem trazer conseqüências ao ser humano.
O sangue humano é um sistema-tampão ligeiramente básico, ou seja, é um líquido tamponado: seu pH permanece constante entre 7,35 e 7,45. Um dos tampões mais interessantes e importantes no sangue é formado pelo ácido carbônico (H2CO3) e pelo sal desse ácido, o bicarbonato de sódio (NaHCO3).(FORGAÇA)
.
5 CONCLUSÃO
Conclui-se que as soluções tampão apresentam a capacidade de manter o pH constante, ligando-se quimicamente ao H+ que esta em excesso quando adicionadas a uma solução, ou liberando H+ quando a concentração deste começa a diminuir.
Podemos observar que não houve variação de pH considerável em soluções tamponadas onde foram adicionadas ácidos e bases, mantendo a homeostase equilíbrio ácido-base.
6 REFERÊNCIAS
FOGAÇA, Jennifer R.
...