TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Titulação ácido-base

Artigos Científicos: Relatório Titulação ácido-base. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 5

Titulação ácido - base

INTRODUÇÃO

OBJETIVO

Esta experiência teve como objetivo realizar a padronização da solução de NaOH e, com esta solução, determinar a concentração de C2H4O2 no vinagre por meio da titulação.

MATERIAIS

- 1 béquer de 250 mL - 2 balões volumétricos de 100 mL

- 1 bureta de 100 ou 50 mL - 1 pipeta graduada de 10 mL

- 1 pipeta volumétrica de 25 mL - 1 pipeta Pasteur de 3 mL

- 3 erlenmeyers 250 mL - escova de limpeza

- frasco lavador - pipetador de borracha 3 vias

- suporte universal - espátula e garras

- água destilada (H2O) - fenolftaleína (indicador)

- hidróxido de sódio (NaOH) - vinagre

- 100 mL de solução ácido oxálico - balança

(HOOC-COOH) 0,05M

MÉTODOS

A) Preparo da solução de NaOH

Primeiramente, foi pesado um béquer de 50 mL e com o auxilio de uma espátula foi colocado 1,0 grama de NaOH neste béquer.

Em seguida foi acrescentado ao recipiente aproximadamente 40 mL de água destilada e agitou-se até que os cristais de NaOH fossem completamente dissolvidos.

Posteriormente, a solução foi transferida para um balão volumétrico de 100 mL e com o auxílio de um frasco lavador, enxaguou-se o béquer, transferindo-se a água destilada para o balão. Este procedimento foi repetido até o volume da solução alcançar a marca de 100 mL.

B) Padronização da solução de NaOH

Nesta etapa do experimento, montou-se a bureta no suporte universal, utilizando uma garra para fixá-la. Enxaguou-se a bureta duas vezes com a solução de NaOH preparada no primeira etapa. Seguidamente, encheu-se a bureta com a solução até a marca de 50 mL e verificou-se que a parte abaixo da torneira estava cheia de solução.

Separou-se três erlenmeyer e, com o auxilio de um pipeta volumétrica previamente equipada com um pipetador de borracha três vias, colocou-se em cada erlenmeyer 25,0 mL da solução de ácido oxálico (HOOC-COOH). Em seguida, acrescentou-se em cada erlenmeyer 3 gotas de fenolftaleína, utilizando uma pipeta Pasteur.

Por fim fez-se a titulação. Primeiramente, gotejou-se a solução de NaOH da bureta no erlenmeyer, sob agitação, até o aparecimento da cor rosa permanente. Fez-se então a leitura na bureta e anotou-se o volume gasto.

Depois que o procedimento total foi realizado nos três erlenmeyers, fez-se a limpeza das vidrarias, com o auxilio da escova de limpeza, detergente e água.

C) Determinação da concentração de ácido acético no vinagre

Na última etapa do experimento, foi feita a diluição do vinagre, colocando-se com uma pipeta graduada 10 mL do soluto em um balão volumétrico de 100 mL e completou-se o balão com água até a marca dos 100 mL. Em seguida, colocou-se 25,0 mL de vinagre em três erlenmeyer limpos utilizando uma pipeta graduada e por fim adicionaram-se três gotas de fenolftaleína em cada recipiente e titulou-se com NaOH até o ponto de viragem do indicador e anotou-se os volumes de NaOH gasto. Por fim anotou-se o nome comercial do vinagre w a concentração do rótulo e fez-se a limpeza das vidrarias, com o auxilio da escova de limpeza, detergente e água.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Na primeira parte do experimento, foi obtida a massa do béquer e do NaOH através da pesagem e os resultados obtidos foram:

Tabela A

Massa do béquer Massa do NaOH

14,9490 gramas 1,0270 gramas

É importante destacar que a massa ideal de NaOH para este experimento era de 1,000g, sendo assim, há um excedente de 0,027g.

Nesta parte do experimento, o volume final de solução não é necessariamente muito precisa, pois apenas uma solução foi feita. Dessa forma, não há outros valores para a comparação da precisão. Fato que difere da exatidão, pois o volume final deve ser exato (100 mL) a fim de que não haja diferença na concentração da solução em relação à proposta pelo experimento.

Na segunda parte do experimento, foi realizada a padronização da solução do NaOH e obteve-se os seguintes resultados:

volume inicial do NaOH : 50,0 mL

volume I : (57,6 mL – 50,0 mL) = 7,6 mL

volume II : (55,0 mL – 57,6 mL) = 7,4 mL

volume III : (72,4 mL - 65,0 mL) =7,4 mL

MOLARIDADE

Molaridade da solução de ácido oxálico : 0,05 mol/l

Tabela B – Volume de NaOH gasto em cada titulação de ácido oxálico

Titulação Volume gasto (ml)

1ª (Volume I) 7,6+- 0,1 mL

2ª (Volume II) 7,4+- 0,1 mL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com