Relatório final estágio Anhanguera Serviço Social
Por: luanaaguiar • 21/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.892 Palavras (12 Páginas) • 3.692 Visualizações
[pic 1]
LUANA DAS NEVES AGUIAR - 428689
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
MANAUS - AMAZONAS 2015
[pic 2]
LUANA DAS NEVES AGUIAR - 428689
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
[pic 3]
Relatório de Estágio apresentado ao curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I.
MANAUS - AMAZONAS 2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO5
2. DESENVOLVIMENTO.6
2. 1 Identificação da Instituição 6
2. 2 Missão da Instituição 6
2. 3 Programas & Projetos da Instituição6
2. 4 Atividades desenvolvidas pelo estagiário7
2. 5 Aprendizado teórico-metodológico 7
3. 0 CONSIDERAÇÕES FINAIS9
4. 0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS10
[pic 4]
IDENTIFICAÇÃO
[pic 5][pic 6]
Nome do Estagiário: Curso: Serviço Social
Luana das Neves Aguiar Telefone: (92)99487-3911/99428-2228
Nível do Estágio Supervisionado: II Email: luana_aguiar.s@hotmail.com
Local de Estágio: Tribunal de Justiça Endereço: Alameda Cosme Ferreira
Do Estado do Amazonas Nome do Supervisor de Campo:
Nome do Supervisor Acadêmico: Raquel Fernandes de Souza
Alinne Cristina Simões Luiz Início: 03/08/2015
Carga Horária: 150 Horas Término: 30/09/2015
1 – INTRODUÇÃO
A instituição alvo deste relatório é o Fórum Desembargador Mário Verçosa situado na Rua Alexandre Amorim n° 285 - Aparecida, Manaus-AM.
No Estágio Supervisionado II, conseguiu-se compreender a importância do estágio para a formação profissional. Neste relatório é possível observar o aprendizado teórico/pratico do profissional do Serviço Social dentro da instituição, tendo como objetivo, adquirir experiência e pratica profissional dentro da instituição através da observação e da colaboração na realização das atividades relacionadas ao curso, assim adquiriu-se conhecimento da realidade dos usuários da política da assistência social, o estágio supervisionado II, viabilizou o diagnostico institucional da referida instituição direcionando o uso de instrumentos técnicos utilizados no serviço social possibilitando a iniciação do exercício profissional a partir do diagnostico da realidade de acordo com as demandas dos usuários das políticas da assistência social desta instituição.
O objetivo do Serviço Social atuante no Fórum Desembargador Mário Verçosa, é o cumprimento perante a determinação judicial, visto que os casos são encaminhados a este setor decorre da percepção do magistrado de que, o caso requer antes mesmo que seja prolatada a sentença que haja uma intervenção psicossocial que aponte para a verdade real dos fatos e o seu devido enfrentamento.
A Instituição tem como desafio oportunizar o acesso à justiça, permitindo que pessoas de menor poder aquisitivo possam buscar a solução para os seus conflitos do cotidiano que, anteriormente, não costumavam ser apreciados pela Justiça brasileira devido à dificuldade do cidadão comum em contratar um advogado para postular em seu favor.
2 – DESENVOLVIMENTO
1) O Fórum Central dos Juizados Especiais Desembargador Mário Verçosa, é órgão pertencente ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), é parte integrante da Comarca de Manaus localizado na Rua Comendador Alexandre Amorim, n° 285 – Aparecida. Foi inaugurado no dia 14 de dezembro de 1989, onde funcionou a 1° Instância da Justiça amazonense.
2) O Juizado Especial tem como missão o atendimento a população no que diz respeito à maior celeridade no julgamento de causas cíveis de menor complexidade e causas criminais de potencial ofensivo reduzido. Os Juizados Especiais foram criados para atender e/ou apoiar os jurisdicionados, ou seja, o público em geral, advindo de ataques ilícitos penais que necessitem da intervenção do poder judiciário.
...