TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório ou Resumo de Atividade Complementar

Por:   •  26/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  1.470 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório ou Resumo de Atividade Complementar

Nome: MANOEL FELIPE MACEDO DEMETRIO

RA: 9904006148

E-mail: manoelfelipemd@yahoo.com.br

Data: 05/06/15

Curso: SERVIÇO SOCIAL EAD   NOITE

Série:  

RELATÓRIO OU RESUMO REFERENTE À ATIVIDADE DESENVOLVIDA

Foi contemplado a evolução da Psicologia Social, desde a sua concepção até o rompimento com as ideias iniciais de uma ciência de base positivista.  Como o repúdio positivismo de Wundt e com a constatação de que estudar o Homem exige um olhar para os processos históricos que o constitui a Psicologia Social. A Psicologia Social na América Latina e no Brasil começou a tomar a sua forma atual na década de 60.

O inicio da Psicologia Social aconteceu na Europa, no entanto, foi nos Estados Unidos que realmente se desenvolveu de forma plena, o principal motivo para isso foi à migração de muitos cientistas europeus para a América do norte em função das duas grandes guerras mundiais. Por esse motivo, podemos afirmar que apesar das raízes da psicologia serem europeias, foi nos estado Unidos que ela de fato teve um desenvolvimento sólido, e por isso manteve fortes características dessa cultura que na época estava em plena expansão.

Inicialmente Wundt tentou transformá-la em uma área do conhecimento experimental com as mesmas características das ciências naturais, mas logo ele mesmo percebeu que isso não era possível, uma vez que, o objeto de estudo da psicologia é mutável e não está em condições de adequar aos princípios positivistas de ciência.

Quanto à Psicologia Social não foi diferente, embora ela tenha nascido com tendências experimentais na sociedade americana ela logo muda sua configuração na América Latina e no Brasil a partir da crise da Psicologia Social, que rompe com esse modelo hegemônico de conhecimento e estabelece uma forma de pensar o sujeito humano a partir dos referenciais sócio-históricos embasados na teoria marxistas.

Já na disciplina de Fundamentos Históricos analisamos os fatos históricos que influenciaram na formação do serviço social como profissão. Desenvolvemos uma reflexão sobre a cultura no período da ditadura brasileira. Vimos que todos os fatos históricos estão relacionados com o momento atual e vinculada a um processo histórico das consequências que hoje se apresentam ao assistente social.

Realizamos uma análise sobre como uma nova configuração política que se apresenta no Brasil a partir de abril de 1964 com o golpe militar e como se instauraram no país as oposições contrárias ao regime.

O surgimento de uma nova configuração política denominada de autocracia burguesa. O autor Netto ressalta que um regime ditatorial-terrorista” marcou profundamente a constituição de um “país novo” partindo de uma nova tendência de desenvolvimento político e econômico.

Concluímos que a burguesia pode ser entendida como o poder ilimitado e absoluto da classe burguesa, perceptível diante do caráter de aniquilamento de qualquer característica democrática que pudesse estar presente no período anterior, principalmente entre o final da década de 1950 e o início da década de 1960.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (315.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com