Responsabilidade Do Meio Ambiente
Casos: Responsabilidade Do Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicaellenqs • 27/9/2013 • 570 Palavras (3 Páginas) • 291 Visualizações
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
AULA TEMA 02: PANORAMA MUNDIAL E NACIONAL - MUDANÇAS CLIMÁTICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS EMERGENTES
Há muitas mudanças nos ecossistemas causados pelo sistema econômico atual, que afetam as regiões do planeta. Por exemplo: aumento do nível do mas devido a derretimento das geleiras; desintegração dos recifes de corais causado pela poluição, etc.
A atividade humana é a principal causa para que esses fenômenos ocorram a alteração química na atmosfera e isso fez com que o clima mudasse. Enchentes em alguns lugares e em outros seca. Alguns lugares está muito quente em outros muito frio. E essas atividades humanas fizeram com que ocorresse o efeito estufa, aumento da temperatura global.
A queima de combustíveis fósseis e a destruição das florestas, aumenta a emissão de gases de efeito estufa, fazendo com que o calor fique retido na atmosfera, o que gera o efeito estufa.
Além do dióxido de carbono há outros gases que aumentam o efeito estufa como o metano, o óxido nitroso, os hidrofluorocarbonetos, os perfluorocarbonetos e o hexafluoreto de enxofre. O aumento da população também aumenta a demanda por transporte, energia, água e alimentos, que muitas vezes lançam também na atmosfera o uso de fertilizante na agricultura (óxido nitroso).
Os efeitos das mudanças climáticas podem ser percebidas sobre os ecossistemas, um desses efeitos relaciona à falta de água; aproximadamente 18% da população mundial não tem acesso à qualidade mínima de água de boa qualidade para o consumo.
Organismos internacionais mobilizados para minimizar os efeitos negativos têm promovido "normas", como o protocolo de Kyoto, criado em 1997 este protocolo é um acordo fechado entre os países para a redução de 5% dos gases jogados na atmosfera. Mas este acordo e só uma das medidas tomadas pelos organismos internacionais:
Declaração do Milênio – é o documento proposto e aprovado em setembro de 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para melhorar a vida de todos os habitantes do planeta no século XXI.
Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) – um dos mecanismos de mercado voltado aos serviços ambientais criados pelo Protocolo de Kyoto para viabilizar o processo de redução de emissões de gases do efeito estufa ou de captura de carbono (sequestro de carbono).
Mercado ou comércio de crédito de carbono – novo mercado ambiental, caracterizado como um sistema de compra e venda de unidades relacionadas à redução de gases de efeito estufa. Os créditos referem-se ao corte de emissões e são vendidos no mercado financeiro internacional aos países que poluem acima das metas estabelecidas. O crédito acontece quando um país consegue reduzir a emissão em uma tonelada de carbono. Além do mercado de Kyoto, há mercados norte-americanos e europeus.
Oito Jeitos de Mudar o Mundo ou Objetivo do Milênio (ODM) – ao analisar os maiores problemas mundiais, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu os oito objetivos do milênio. Esses objetivos são desdobrados em 18 metas e 48 indicadores a serem alcançados até 2015 por intermédio de ações concretas dos governos e da sociedade. Eles fazem parte do documento chamado Declaração do Milênio.
Pacto Global – foi lançado
...