Responsabilidade social e proteção ambiental
Tese: Responsabilidade social e proteção ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CRISTINAPDASILVA • 29/10/2013 • Tese • 528 Palavras (3 Páginas) • 270 Visualizações
Responsabilidade Social e Meio Ambiente_A4/A5
Atividade de Autodesenvolvimento
Esta tarefa você realiza individualmente por meio de um roteiro de trabalho e requer diferentes níveis cognitivos para sua solução. O objetivo é fixar, aprofundar e aplicar os conceitos estudados. Caso tenha interesse, você poderá trocar ideias com o seu professor-orientador na sua unidade.
Importante: Esta atividade não valerá nota, portanto, você não deverá entregá-la ao seu professor-orientador na unidade de ensino. No entanto, sua elaboração é importante para o processo de aprendizagem. Não deixe de fazê-la! Caso você tenha alguma dúvida durante o autoestudo, entre em contato com seu professor-orientador na sua unidade.
Aula-tema 07: Inovações em sustentabilidade.
Atividade
Esta atividade irá ajudá-lo a compreender a união de esforços do mercado em busca da sustentabilidade.
A partir do estudo do Capítulo 4 do Livro-texto de RSMA, do Resumo e dos Conceitos Fundamentais da Aula-tema 07, incluindo a leitura do texto descrito no Passo 01, responda à questão do Passo 02.
Para realizar esta atividade, siga os passos descritos a seguir.
Passo 01: Leia a seguir o texto extraído da WWF Brasil.
WWF BRASIL. Onde a pecuária orgânica é desenvolvida? Disponível em:
<http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/pantanal/nossas_solucoes_no_pantanal/desenvolvimento_sustentavel_
no_pantanal/pecuaria_sustentavel_no_pantanal/pecuaria_organica_no_pantanal/>. Acesso em: 18 abr. 2011.
[...] Atualmente, apenas pecuaristas dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul produzem carne orgânica certificada no país.
São 26 fazendas, aproximadamente 131 mil hectares em pastagens e cerca de 99 mil cabeças de gado. Os projetos são certificados e acompanhados pelo Instituto Biodinâmico (IBD) (http://www.ibd.com.br/).
Mato Grosso do Sul
Desde julho de 2003, o programa Pantanal para Sempre trabalha com o fomento da pecuária orgânica, certificada como alternativa de produção sustentável para a região.
No estado do Mato Grosso do Sul, as ações são desenvolvidas em parceria com a Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO) e têm por objetivo estruturar a cadeia produtiva da carne orgânica no Pantanal.
A ABPO foi criada em 2001 por um grupo de pecuaristas, em sua maioria, descendentes de famílias historicamente envolvidas com o desenvolvimento da região.
Sediada em Campo Grande (MS), a associação é composta por um grupo de produtores rurais preocupados com a viabilidade econômica de seus empreendimentos e com a manutenção do equilíbrio ambiental e social da região.
Mato Grosso
No Mato Grosso, o estímulo à pecuária orgânica é feito em parceria com a Associação Brasileira de Produtores de Animais Orgânicos (Aspranor).
A parceria com o programa Pantanal para Sempre, iniciada em 2004, inclui o incentivo à criação de Reservas
...