Respostas Hormonais Ao Exercício.
Ensaios: Respostas Hormonais Ao Exercício.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 19/11/2014 • 349 Palavras (2 Páginas) • 265 Visualizações
A hipófise, ou pituitária, é, no homem, uma glândula dividida em duas partes, a hipófise anterior, ou adeno-hipófise, e a hipófise posterior, ou neuro-hipófise, fica localizada na sela túrsica, na base do cérebro, e tem cerca de 1 cm de diâmetro (Guyton & Hall, 1997). Em vários outros mamíferos, há uma terceira parte, a hipófise intermédia, bastante desenvolvida e importante, mas no homem esta parte é insignificante (Gould, 1989). Além disso, a hipófise trabalha em íntima relação com o hipotálamo, sendo controlada por ele, que secreta hormônios especificamente para estimular a produção de hormônios pela hipófise (Berne & Levy, 1996; Guyton & Hall, 1997).
A hipófise anterior é responsável pela secreção de seis hormônios importantes, que são o hormônio do crescimento humano, o hormônio tíreo-estimulante, a adrenocorticotropina, o hormônio folículoestimulante, o hormônio luteinizante e a prolactina, além de vários outros menos importantes. Esses hormônios têm importantes funções metabólicas por todo o corpo (Berne & Levy, 1996; Guyton & Hall, 1997). Além desses seis hormônios liberados pela hipófise anterior, existem outros dois importantes, que são armazenados e liberados pela hipófise posterior, embora sejam, na realidade, produzidos pelos neurônios do hipotálamo e transportados para lá através de seus axônios. Esses hormônios são a vasopressina e a oxitocina (Berne & Levy, 1996; Guyton & Hall, 1997; Schottelius & Schottelius, 1978; Wilson & Foster, 1988). A seguir estudaremos a função de cada um deles.
Hormônio do crescimento humano
O hormônio do crescimento humano, ou GH (de “human Growth Hormone”), ou ainda somatotropina, leva o nome de ‘humano’ por ser um dos únicos que tem a estrutura molecular diferente daqueles sintetizados por outros animais. Sua liberação é controlada por um hormônio hipotalâmico, o GHRH (“growth hormone release hormone”). Segundo alguns autores, Berne e Levy, (1996), Guyton e Hall (1997), Schottelius e Schottelius (1978), suas funções são: a) aumento de captação de aminoácidos e da síntese protéica pelas células e redução da quebra das proteínas; b) acentuação da utilização de lipídios e diminuição da utilização de glicose para obtenção de energia; c) estimulação da reprodução celular (crescimento tecidual); e d) estimulação do crescimento da cartilagem e do osso.
...