SISTEMA DE CUSTO EFICAZ.
Artigo: SISTEMA DE CUSTO EFICAZ.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alini67 • 3/10/2014 • 865 Palavras (4 Páginas) • 510 Visualizações
A implantação de um primeiro sistema de controle de custos ou de renovação de um sistema já existente requer a observância de algumas diretrizes básicas, veremos abaixo quais são essas diretrizes:
Primeira Diretriz: Cada empresa desenvolverá o seu próprio sistema de controle e análise de custos. Não existem empresas iguais, mesmo que pertençam ao mesmo setor, cada empresa tem suas particularidades, sua cultura e processo de produção diferenciado, sendo assim cada empresa deverão elaborar seu próprio sistema de controle de custos, levando em consideração suas características.
Segunda Diretriz: Por mais inteligente que seja nenhum sistema de controle e analise de custos poderá compensar a incompetência dos administradores da empresa. Não adianta montar um super sistema de controle de custos se os administradores não forem competentes e souberam utilizar suas ferramentas de gestão.
Terceira Diretriz: Entre dois sistemas de controle de eficiência equivalentes, o mais simples devera ser escolhido. Complexidade é sinônimo de custo elevado, quanto mais complexo um sistema for, maior será o custo de implantação envolvido.
Quarta Diretriz: Realismo nos prazos de implantação ou revisão de um sistema de controle e analise de custos. Impossível prever com exatidão ou ate com razoável aproximação o prazo requerido para a implantação ou renovação do sistema. Assim é recomendável que se abandone qualquer otimismo nas estimativas do prazo de implantação de um sistema dessa natureza.
QuintaDiretriz: Cuidado com a impressão de que a reformulação de um sistema e analise de custo existente é mais simples do que a criação e implantação de um primeiro sistema. A grande maioria das pessoas abomina mudanças, conseqüentemente, quando se trata de revisar um sistema de controle já existente , pode-se esperar alem das dificuldades técnicas naturais e inerentes a atividade, a resistência das pessoas.
Sexta Diretriz: Pessoas são decisivas para a eficiência dos sistemas. Condição básica do sucesso dos sistemas de controle e analise de custos, é a formação das pessoas envolvidas no processo.
Sétima Diretriz: Sistemas impraticáveis são inúteis. Os profissionais não pode se deixar levar pela fantasia deterem um sistema perfeito e perderem o contato com a realidade, se isso acontecer, todo o trabalho corre o risco de tornar-se inútil.
Oitava Diretriz: O futuro é muito importante no planejamento de um sistema de controle e analise de custos. Os sistemas não devem ser desenhados apenas em função das condições presentes, e preciso levar em conta o futuro da empresa e das condições gerais do mercado, a fim de que as alterações sejam desde já refletidas na sua concepção.
CONCEITOS BÁSICOS SOBRE OS PRINCIPAIS COMPONENTES DO CUSTO
Dizemos que gastos são os valores monetários de todos os desembolsos e compromissos assumidos pela empresa no desempenho das suas operações de produção de bens e serviços. Os gastos compreendem:
• Custos – São os gastos diretamente relacionados com a produção dos bens e serviçosdestinados, pela empresa, á comercialização. Os custos podem ser diretos ou indiretos.
- Custos diretos: São aqueles que compõem o produto, que representam alguma relevância em relação a seu custo e que podem ser adequadamente quantificáveis. Esses custos são apropriados aos produtos sem que seja necessário fazer rateios e não oferecem duvidas quanto a serem atribuíveis a este ou aquele produto.
Exemplo:
...