SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
Projeto de pesquisa: SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Washington2 • 16/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.591 Palavras (7 Páginas) • 173 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
WASHINGTON BATISTA CARNEIRO
SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
6º SEMESTRE
Campo Novo do Parecis – MT
2014
WASHINGTON BATISTA CARNEIRO
SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
6º SEMESTRE
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis como requisito básico para a conclusão do 6º semestre do Curso.
UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Orientador: Professores do 6º semestre.
Campo Novo do Parecis - MT
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...................................................................................................3
2. DESENVOLVIMENTO.......................................................................................4
2.1 Sustentabilidades em Organizações privadas............................................4
2.2 Sustentabilidades em Organizações sem fins lucrativos............................5
2.3 Sustentabilidades em Órgãos Publico.........................................................6
3. RESUMO..........................................................................................................8
4. PESQUISA........................................................................................................7
5. BIBLIOGRAFIA..................................................................................................9
1. INTRODUÇÃO
Com o surgimento da tecnologia e o aumento da população, a atividade humana passou a causar mais impacto no meio ambiente, e a natureza que antes era vista como fonte inesgotável de recursos para servir as necessidades do homem, agora passa a ser uma preocupação porquanto os recursos são limitados.
Houve também um aumento considerável de empresas no Brasil e o mercado ficou mais competitivo, houve grandes mudanças para que essas empresas continuassem na competição extraindo do meio ambiente os insumos necessários para a produção de alimentos e bens de consumo, mas já dizia a terceira lei de Isaac Newton, para toda ação a uma reação, o processo produtivo retorna ao meio ambiente uma grande quantidade de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emitem gazes nocivos e poluentes, causando a poluição ambiental e esgotamento de recursos naturais, com isso o governo criou varias leis para minimizar os impactos a natureza.
O objetivo deste artigo é mostrar os conceitos de sustentabilidade empresarial e como as empresas estão se preparando para se adequar as leis relacionadas ao meio ambiente.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Sustentabilidades nas organizações privadas
Todo cidadão tem o direito e dever de controlar suas ações de forma que busque minimizar o impacto negativo no meio ambiente, para que as próximas gerações tenham como tirar recursos necessários para a sua sobrevivência. Todos sabem que a preocupação com o meio ambiente é grande, felizmente a população em geral esta tendo consciência do problema e buscando alternativas sustentáveis, em especial o agricultor rural que ao mesmo tempo em que busca aumentar a sua área de produtividade também busca forma de que essa área continue produzindo ao longo dos séculos. Essa vem sendo a pratica sustentável do agronegócio evitando que desapareça a fertilidade do solo e a redução de agua disponíveis e protegendo a biodiversidade da região onde se atua.
Mas o que é Desenvolvimento Sustentável? Segundo uma materia no site http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/agronegocio-e-sustentabilidade/21525/. Alguns autores definem desenvolvimento sustentável como sendo aquele em que as empresas e seus gestores “busquem o seu crescimento e desenvolvimento levando em consideração as variáveis éticas, sociais, políticas, respeitando o meio ambiente, sem perder o foco financeiro dos negócios, agindo com pró-atividade e atuando de forma responsável”. A Gestão Sustentável evita desperdícios de investimentos, recursos naturais e humanos, surgimento de passivos desnecessários, autuações e ações de responsabilidade, civil, administrativa e criminal.
Segundo (Mário Barbosa, presidente da Bunge e conselheiro do Planeta Sustentável (http://www.convibra.com.br/2006/artigos/61_pdf.pdf) Na Bunge, sustentabilidade passou a ser um dos focos da atuação. Incentivamos e premiamos anualmente os agricultores que têm uma atuação diferenciada, visão de futuro e preocupação com a melhor forma de produzir, contribuindo com suas iniciativas para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. Encaramos sustentabilidade como um modelo de desenvolvimento baseado nos três aspectos definidos pela GRI Global Reporting Iniciative: Desempenho Econômico, Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental, contemplando, ao mesmo tempo, a prosperidade econômica, maior equidade social e a proteção do meio ambiente.
...