Saponificação
Monografias: Saponificação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunoxda • 31/10/2013 • 1.009 Palavras (5 Páginas) • 486 Visualizações
Bruno Aristimunha Pinto1, Ana Claudia Navarrete Menezes²
E-mail: brunoxda@gmail.com
1Aluno do Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado em Informática – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul câmpus Campo Grande – Avenida Júlio de Castilho, 4960 – Panamá, CEP: 79113-000, Campo Grande, MS
²Orientação, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul câmpus Campo Grande – Avenida Júlio de Castilho, 4960 – Panamá, CEP: 79113-000, Campo Grande, MS da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
OBJETIVO 2
REREFENCIAL TEÓRICO 2
REAGENTES, MATERIAS UTILIZADOS E PROCEDIMENTOS 3
REAGENTES, 3
MATERIAS UTILIZADOS 3
PROCEDIMENTOS 4
REAGENTES, MATERIAS UTILIZADOS E PROCEDIMENTOS DO SABÃO NO IFMS 4
REAGENTES E MATERIAS UTILIZADOS 4
PROCEDIMENTOS 4
CONCLUSÃO 4
REFERENCIAS 5
INTRODUÇÃO
A Química no nosso cotidiano é muito presente, observar melhor questões como: a estrutura, a composição, propriedades, reações e transformações dos materiais e elementos químicos, se faz necessário para a utilização deste no avanço da humanidade. Já a história da Química se confunde em muitos momentos com a história da terra.
E pensando em estudar tal matéria utilizado de uma das reações mais primitivas, a reação de saponificação, na qual utiliza conteúdos principalmente de química orgânica
Mas primeiramente precisamos definir o que é sabão?
O Sabão é um sal orgânico de ácido carboxílico (figura 1) de cadeia longa.
Figura 1 – ácido carboxílico
Fonte: Brasil Escola
Ele possui uma característica mista, em relação a concentração de solubilidade na água: Por possui uma cadeia apolar, o sabão é capaz de interagir com óleos gorduras. No outro lado, pela sua região polar, que é o agrupamento de ácido carboxílico (COONa) é capaz de interagir com a água. Com isso o sabão. Assim, o sabão é capaz de limpa, se juntando com a gordura ou óleo e se dispersando em água.
OBJETIVO
Introduzir reações orgânicas em especial a reação de saponificação
REREFENCIAL TEÓRICO
Saponificação
Nome do processo vem pelo fato que ao adicionarmos um éster oriundo de um ácido graxo (gorduras ou óleos) e uma base forte, que pode ser Hidróxido de sódio (NaOH) ou Hidróxido de potássio (KOH), nesse tipo de reação produz um sal orgânico, na qual denominamos sabão.
Gordura ou Óleos + base = > Sal orgânico + Álcool
Figura 2 - Função orgânica da Saponificação:
Fonte: http://quimicasemsegredos.com/reacao-de-Saponificacao.php
O Glicerol:
O glicerol é o subproduto da reação de saponificação, por conta disto é comum que as empresas que produzem sabão também venderem para diversos fins, como por exemplo: cremes de beleza e sabonetes, e dentro das suas características o que se destaque é o poder de umectante, de reter a umidade da pele e além disso ele é usado na fabricação do explosivo nitroglicerina.
Motivo da limpeza:
Como já explicado na introduzação o sabão parte polar e apolar (Figura 03):
Figura 03 – Cadeira detalhada
Fonte: http://quimicasemsegredos.com/reacao-de-Saponificacao.php
Sabão e meio ambiente:
Quando o sabão é despejado no Meio Ambiente, suas reações químicas em alguns casos prejudicam a vida de alguns animais. Os sabões na maioria das vezes são biodegradáveis, ou seja, é consumido pelos microrganismos da natureza e por isso não prejudicam o ambiente. Isso ocorre geralmente porque seus componentes são materiais orgânicos.
PH do sabão e sabonete:
Primeiro, para que serve a escala de PH?
A nossa pele tem o nível de PH, entre 4.5 a 6.0, logo, a pele humana tem carácter ácido.
Em relação ao sabão, o produto, deve estar próximo a do caráter neutro, isto é, próximo de 7, com tudo após o processo de saponificação, para o sabão apresentar o nível 14 de PH, portanto apresentam o nível mais alto da escala, sendo caracterizado como alcalino.
Porém, quando falamos de sabão em barra e sabão em pó, nível de PH, está entre 9 e 10, por isso ao lavarmos as mão com um desses produtos, as mãos parecem que foram descamadas, após o processor de higienização, pois como a pele é acida ocorre esfoliação.
REAGENTES, MATERIAS UTILIZADOS E PROCEDIMENTOS
REAGENTES,
150 mL de solução saturada de NaCl;
20 ml de Álcool (etanol);
23 ml de óleo vegetal;
80 ml de NaOH 6.25 M;
MATERIAS UTILIZADOS
1 Balão de Vidro 250 mL;
1 Funil;
1
...